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sábado, 14 de março de 2015
Companhia de abastecimento do Rio faz campanha de consumo consciente de água
Governo lança na quinta campanha para estimular população a economizar energia
A campanha "Uso
Consciente de Energia - Use o bom senso", preparada pelo governo
federal, começará a ser veiculada na quinta-feira (12) na televisão,
rádio e internet. O objetivo é estimular a população a economizar
eletricidade. Realizada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da
Presidência da República, a campanha custou R$ 12 milhões e ficará no
ar até 31 de março.
A ação será implantada exatamente no momento em que o governo enfrenta severas críticas devido aos aumentos no preço da energia, afetando todo o País. Ontem, por exemplo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajuste médio de 42,19% nas tarifas da Ampla, que atende 2,5 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios do Rio de Janeiro. Em nenhum momento, entretanto, as palavras "crise" e "racionamento" estarão presentes nos spots de TV, rádio ou na internet.
Na semana passada, o Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE) reduziu de 7,3% para 6,1% o risco de déficit de energia nas regiões Sudeste/Centro-Oeste em 2015. O risco, porém, ainda é superior ao limite tolerável de 5% estabelecido pelo Conselho nacional de Política Energética (CNPE). Para a região Nordeste, o risco de falta de eletricidade este ano se manteve em 1,2%.
As peças publicitárias da nova campanha do governo federal terão dicas para a população sobre como economizar energia elétrica, recomendando como as pessoas podem utilizar melhor aparelhos como condicionadores de ar, chuveiro, ferro elétrico e geladeira. Com a campanha, o governo diz querer promover economia no valor final da conta de luz da população e utilizar a eletricidade de forma eficiente e racional.
Em nota, a Secom informou que "a campanha mostra os benefícios individuais e coletivos do consumo consciente" e "ilustra, com exemplos simples, como é possível gerenciar melhor o uso da energia elétrica no dia a dia das famílias". Na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse que a campanha, que foi aprovada pela presidente Dilma Rousseff, seguirá a mesma linha de proposta semelhante que já está no ar, realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
A ação será implantada exatamente no momento em que o governo enfrenta severas críticas devido aos aumentos no preço da energia, afetando todo o País. Ontem, por exemplo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajuste médio de 42,19% nas tarifas da Ampla, que atende 2,5 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios do Rio de Janeiro. Em nenhum momento, entretanto, as palavras "crise" e "racionamento" estarão presentes nos spots de TV, rádio ou na internet.
Na semana passada, o Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE) reduziu de 7,3% para 6,1% o risco de déficit de energia nas regiões Sudeste/Centro-Oeste em 2015. O risco, porém, ainda é superior ao limite tolerável de 5% estabelecido pelo Conselho nacional de Política Energética (CNPE). Para a região Nordeste, o risco de falta de eletricidade este ano se manteve em 1,2%.
As peças publicitárias da nova campanha do governo federal terão dicas para a população sobre como economizar energia elétrica, recomendando como as pessoas podem utilizar melhor aparelhos como condicionadores de ar, chuveiro, ferro elétrico e geladeira. Com a campanha, o governo diz querer promover economia no valor final da conta de luz da população e utilizar a eletricidade de forma eficiente e racional.
Em nota, a Secom informou que "a campanha mostra os benefícios individuais e coletivos do consumo consciente" e "ilustra, com exemplos simples, como é possível gerenciar melhor o uso da energia elétrica no dia a dia das famílias". Na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse que a campanha, que foi aprovada pela presidente Dilma Rousseff, seguirá a mesma linha de proposta semelhante que já está no ar, realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
Senai-MT oferece curso de ‘Consumo Consciente de Energia’
Para
quem começou a semana assustado com o aumento da conta de luz, de 26,8%
em todo o país, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
(Senai-MT) está oferecendo o curso gratuito de Educação a Distância em
‘Consumo Consciente de Energia’. Mais do que estimular a economia a fim
de diminuir a fatura, o curso visa desenvolver conhecimentos sobre os
impactos diretos ou indiretos ao meio ambiente por conta da má
utilização de energia elétrica.
Qualquer
pessoa acima de 14 anos pode realizar o curso, que está disponível no
site da instituição (senaimt.com.br/ead). São 14 horas de aulas
realizados em até 20 dias. Elas possibilitam um momento de reflexão
sobre a situação atual e futura dos nossos recursos energéticos.
“Estamos
em um momento em que os recursos naturais estão cada vez mais escassos
e, para que as gerações posteriores possam desfrutar destes recursos da
mesma maneira que desfrutamos atualmente, será preciso desenvolver novos
hábitos muito mais conscientes”, afirma a diretora regional do
Senai-MT, Lélia Brun.
Para cumprir o curso
dentro do tempo estabelecido, recomendam-se em média 50 minutos de
estudo por dia. O estudante precisará de um microcomputador com acesso à
internet, velocidade mínima 56 kbps, navegador Internet Explorer 8,
plug-ins Adobe Acrobat Reader e Adobe Flash Player.
EMPRESAS
O
Senai Empresas oferece o serviço de consultoria para organizações que
querem reduzir o consumo de energia ou baratear o custo. Para isso,
realiza-se um diagnóstico a fim de identificar as possíveis falhas que
podem ser tanto nos processos, como na gestão. São identificados os
picos de consumo de energia e as soluções que podem ser adotadas,
inclusive com a indicação de tecnologias mais eficientes.
Cresce a procura por apps sobre consumo consciente com crise da água e energia
O aplicativo Nossa Água, lançado em setembro do ano passado ajuda o brasileiro a economizar água e já alcançou mais de 22.500 downloads no período. O app, desenvolvido para orientar as pessoas em relação ao consumo consciente da água, oferece uma calculadora que contabiliza em litros o total gasto em um banho. Há também dicas para um consumo consciente do recurso, essenciais no contexto da crise hídrica, e um jogo que aborda a questão dos vazamentos.
Em novembro passado também foi lançado o aplicativo Nossa Energia. A ferramenta já alcançou mais de 15.500 downloads. O app foi desenvolvido para orientar as pessoas em relação ao consumo eficiente da energia e oferece aos usuários uma calculadora que identifica os gastos de energia de acordo com o consumo dos eletrodomésticos de uma casa. Tem ainda o jogo Apagão e dicas práticas para economizar a energia no dia a dia.
Outra ferramenta que foi lançada em dezembro de 2014 aborda o desperdício de alimentos, trata-se do aplicativo Nossa Alimentação. Dados do Instituto Akatu mostram que um terço dos alimentos comprados pelas famílias vai direto para o lixo, uma estatística que mensura o impacto do desperdício. A ferramenta possibilita a criação de listas de compras, que permite ao consumidor realizar um acompanhamento dos preços e avaliar a variação de itens específicos. Há também dicas práticas para uma alimentação mais saudável e o jogo Come bem, que estimula os participantes a cortar os alimentos prejudiciais à saúde.
Todos os aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para download no Google Play em aparelhos smartphones na versão Android.
Baixe os aplicativos
Nossa Água
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.soundy.nossaagua
Nossa Alimentação
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.soundy.nossaalimentacao
Nossa Energia
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.soundy.nossaenergia
ArcelorMittal Cariacica realiza campanha especial sobre consumo consciente e economia de água
A campanha tem como tema central “Água – Economize cada gota” e mostra a urgência de se evitar o desperdício em casa e no trabalho. Criada pela comunicação interna da empresa, a campanha tem diversas peças de divulgação, como e-mail marketing, outdoor, jornal mural, peças para TV Corporativa, display de mesa, busdoor, ações no restaurante da ArcelorMittal Cariacica, entre outras. Uma das peças mais impactantes será o outdoor em 3D, instalado na entrada principal da usina, que simulará uma torneira com uma gota de água caindo. Além do alerta, a campanha apresentará dicas e testemunhais de empregados sobre como estão sendo afetados pela ameaça da redução da água e a mudança de comportamento que estão precisando fazer. As melhores e mais eficientes ideias serão compartilhadas com os colegas pela TV Corporativa e no informativo interno. Para motivar a participação da família, foi produzido um folheto específico para os empregados levarem para casa com dicas de economia de água. “Pequenos gestos e atitudes simples podem fazer a diferença não apenas em casa, mas no ambiente de trabalho. Nosso principal objetivo com a campanha é mostrar isso para os nossos empregados, trazendo benefícios para o meio ambiente e economia financeira que pode ser gerada para as famílias com a redução do desperdício”, destaca o gerente de Recursos Humanos, SGI e Sustentabilidade da ArcelorMittal Cariacica, Herik Marques. |
Listamos todos os canais para você acompanhar o SXSW pela Internet
Não vai ao festival da economia criativa mais
legal do mundo? Não se preocupe, separamos todos os canais para você não
ficar de fora.
O evento, que começou há 27 anos como festival de música, incorporou o cinema e a internet e se tornou um grande ponto de encontro e inspiração para a cultura e economia criativa do mundo. O festival é conhecido por revelar talentos do cinema e da música, assim como novas empresas, uma delas foi o Twitter, lançada na edição de 2007.
A expectativa da organização é atrair neste ano 70 mil pessoas durante os dez dias de programação. Mas se você não for uma dessas, saiba que há uma forma mais tangível de estar por dentro do festival.
Pelo Twitter, por meio da hashtag #SXSW, visitantes te dão uma visão panorâmica do que acontece por lá. Se a intenção é uma cobertura mais profissional, pelo Soundcloud do SXSW, será possível ouvir algumas das conferências. Já o Youtube concentrará desde palestras a shows. Pelo Tumblr, será possível acompanhar os bastidores do evento.
Você também pode acompanhar toda a intensa programação pelo site oficial do South by South West. Um dos destaques desta edição é a exibição do documentário "Kurt Cobain: Montage of Heck" e o "Ex Machina", que conta a história de um programador escolhido para participar de um experimento de inteligência artificial.
Brasil aumenta presença no SXSW
Já o Brasil, da mesma forma que no ano passado, marca sua presença no festival e com um avanço e maiores expectativas em relação ao ano anterior.
Ao todo, são 57 empresas brasileiras que estarão em Austin, entre empresas de economia criativa, startups e investidores.
Da mesma forma que a edição de 2014, a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, é a responsável por unificar a participação do País no festival. No ano passado, a agência levou 28 empresas.
O SXSW também funciona como uma vitrine para a inovação que acontece no Brasil. Como consequência do aumento da participação brasileira no festival, espera-se que o investimento em negócios seja superior ao de 2014. O Brasil espera atrair com o SXSW cerca de US$ 25 milhões em investimentos.
No espaço dedicado à cultura brasileira, na Casa Brasil reúne a partir de amanhã exemplos da economia criativa brasileira, shows, palestras, filmes e degustações da nossa gastronomia.
Você também pode acompanhar toda a programação e conhecer todas as empresas brasileiras no site.
Economia Criativa: Secel-MT e Mato Grosso Criativo retomarão ações no quilombo de Mata Cavalo
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sexta-feira, 13 de março de 2015
Município em prol de uma educação empreendedora
Incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os
negócios nas novas gerações. Este é o objetivo da Prefeitura de Barra
Mansa que, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de
Educação, o Sebrae e a Aciap (Associação Comercial Industrial
Agropastoril de Barra Mansa), realizou, na manhã de ontem, a
assinatura do convênio para início do programa Jovens Empreendedores
Primeiros Passos (Jepp). O ato aconteceu no gabinete do prefeito Jonas
Marins (PCdoB) e contou com a presença dos dez diretores das primeiras
unidades educacionais contempladas com o programa.
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Cresce participação das mulheres no cooperativismo
A participação feminina no cooperativismo catarinense é expressiva e obteve crescimento de 14,79% em 2013, segundo dados da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). O levantamento de 2014 está em fase de apuração, mas projeções apontam que houve evolução semelhante ao ano anterior.
“Não há futuro sem cooperativismo e não há cooperativismo sem mulheres, destaca o presidente da Ocesc e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), Marcos Antônio Zordan, sobre a comemoração do Dia Internacional da Mulher, nesse domingo (8).
Zordan destaca os diferentes papéis que as mulheres desempenham na família, na sociedade e, mais recentemente, nas cooperativas que operam nos campos. A autoestima e o nível de informação e compreensão sobre o universo das cooperativas e suas implicações sociais e econômicas cresceram intensamente com a realização dos encontros anuais, cursos, programas especiais e treinamento. Entre as iniciativas de destaque destinadas ao público feminino estão o já consolidado Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, e o recente Programa Mulheres Cooperativistas, realizado nas cooperativas.
O dirigente percebe nos últimos anos uma crescente, benéfica e positiva participação da mulher nas entidades associativistas. Ela deixou de ser agente passivo das mudanças e transformações de nosso tempo, reivindicou, impôs-se e conquistou o direito de discutir, votar, criticar, propor, rejeitar, candidatar-se – enfim, participar das instituições ligadas direta ou indiretamente a sua vida.
Observa que os sindicatos, as cooperativas, os clubes, as escolas, as associações em geral – sejam de natureza econômica, laboral, cultural ou política – tornaram-se ambientes da presença atuante da mulher.
As atividades desenvolvidas nas assembleias, cursos, treinamentos, dias de campo, comitês educativos e grupos de trabalho tornaram-se mais dinâmicas e mais produtivas porque a mulher é mais detalhista, metódica e leal aos princípios do cooperativismo, não falta às reuniões e estimula, por via de consequência, a participação do homem. Sua presença contribuiu para harmonizar as diferenças, atenuar as tensões, fortalecer os pontos de convergência e realçar os interesses comuns.
De acordo com o presidente da Ocesc, atentos a isso, os dirigentes cooperativistas valorizaram o papel da mulher e criaram novas formas de participação, elevando a qualidade do relacionamento entre os quadros diretivos e a base cooperativada. “Estamos orgulhosos pela evolução da participação feminina no cooperativismo”.
Angola: Cooperativas agrícolas esperam colher mais de 40 mil toneladas em produtos
Um
total de 46 mil 107 toneladas de produtos agrícolas deverá ser colhido
no conjunto dos municípios de Malanje, este ano, informou terça-feira o
director provincial da Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas, João
Manuel.
A safra vai resultar do trabalho de cultivo de bata doce, feijão, bata
rena e milho, realizado pelas cooperativas agrícolas e as associações de
camponeses dos 14 municípios de Malanje, ressaltou João Manuel, quando
procedia ao balanço preliminar da primeira época da campanha agrícola
2014/2015 que teve início em Outubro transacto.
Durante a campanha agrícola, disse ter sido cultivados 12 mil hectares
de feijão, quatro mil de ginguba, dois mil e 900 de milho e mil 600
hectares de bata-doce.
João Manuel referiu que estiveram envolvidos na primeira época da
campanha agrícola 164 mil 296 famílias camponesas. Desse número 94 mil
775 tiveram apoio da direcção provincial da Agricultura, por via do
Programa de Fomento Agrícola.
Outras 64 mil e 996 famílias receberam ajuda do Programa de Extensão e
Desenvolvimento Rural, numa parceria com a Organização Não Governamental
Adra-Antena Malanje.
Quanto a preparação de terras, adiantou que foram trabalhadas, pela
empresa de Mecanização Agrícola (Mecanagro), um total de dois mil e 700
hectares.
Foram igualmente preparados, segundo o director, nos municípios de
Calandula e Cacuso, 62 hectares com recurso a tracção animal.
Durante o arranque da primeira época da Campanha Agrícola 2014/2015, a
direcção provincial da Agricultura em Malanje distribuiu para as
cooperativas duas mil e 800 enxadas e mil 950 catanas.
A referida delegação distribuiu também mil machados, 25 toneladas de
milho, três toneladas de feijão, nove toneladas de massango e
massambala.
quinta-feira, 12 de março de 2015
Reciclagem De Veículos Ainda É Desafio No Brasil
Qual deve ter sido o destino daquele seu primeiro carro ou - caso seja
ainda novo para isso - do veículo que seu pai utilizava para circular
por aí? Pensando positivo, ele pode ter entrado na irrisória estatística
de reciclagem de veículos do Brasil. Segundo o Sindinesfa (Sindicato do
Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa do Estado de São
Paulo), apenas 1,5% dos carros são reciclados.
O mercado brasileiro é um dos que mais vendem automóveis no mundo. No
primeiro semestre de 2014, o País ocupou o 5º lugar no ranking do setor
automotivo global, publicado pela consultoria Jato Dynamics, ficando
atrás apenas de China, EUA, Japão e Alemanha. No entanto, o destino dos
veículos que saem de circulação ainda é pouco acompanhado.
Análises de mercado estimam que 10 milhões de veículos da frota
brasileira estejam próximos da necessidade de reciclagem, mas a prática
sustentável, ainda recente no mercado interno, já se tornou
indispensável mundialmente. Nos EUA, uma empresa de reciclagem recebe
cerca de 600 mil veículos por ano, já no Japão, cuja atividade é
obrigatória, acontece o reaproveitamento de cerca de 3,6 milhões, com
grande parte destinada à exportação.
Para o diretor da Renova Ecopeças, Bruno Garfinkel, a reciclagem
automotiva vem, aos poucos, ganhando mais importância, no entanto, ainda
não é uma realidade no Brasil. Uma iniciativa para favorecer o setor
foi a Lei do Desmanche, que já está em vigor no Estado de São Paulo. Já a
lei federal com mesmo foco, de autoria do deputado federal Armando
Vergílio, deve vigorar a partir de meados deste ano. "A lei é abrangente
e atende às necessidades atuais do mercado, sociedade e Estado, mas é
evidente que algum ou outro complemento deva ocorrer, conforme o
surgimento de novas demandas", acredita Garfinkel.
O executivo explica que "85% de um veículo inteiro é reaproveitável
como peças de reposição, outros 10% são materiais recicláveis e somente
5% é totalmente descartável". No caso da Renova, cujas operações
comerciais são recentes - data de junho do ano passado - são trabalhados
os automóveis irrecuperáveis da Porto Seguro, Azul e Itaú, que
registram por mês cerca de 3,5 mil veículos com indenização total.
"Como a empresa ainda está passando por uma curva de aprendizado para
aprimorar suas condições de layout operacional e estocagem, em 2014 teve
um alcance de desmontagem de 100 a 150 veículos por mês, porém, a
capacidade de desmontagem da Renova é de 500 veículos por turno, podendo
chegar a 1,5 mil veículos desmontados em três períodos", diz Garfinkel,
dando ênfase à meta de longo prazo da companhia: fazer a reciclagem de
100% dos veículos salvados irrecuperáveis de São Paulo.
Para oficinas e consumidores, os preços de peças recicladas ficam entre
50% e 60% abaixo de uma nova original, o que beneficia a compra, tanto
por consumidores pessoas físicas quanto para montadoras, oficinas,
reparadoras e retíficas.
Rigor jurídico
A Lei do Desmanche tem sido aplicada de maneira rigorosa nesse mercado.
Os estabelecimentos que atuam na reciclagem automotiva devem ser
credenciados pelo Denatran e registrar a entrada e saída do veículo,
informar os dados do proprietário ou vendedor, identificar as peças,
além de precisar responder aos requisitos técnicos necessários, que vão
desde o modo de desmontagem até o perfil dos profissionais envolvidos.
Segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública, divulgado em
dezembro, desde o início das fiscalizações, em 14 de julho, foram
realizadas 155 operações contra desmanches no Estado de São Paulo, com
747 empresas vistoriadas, das quais 411 foram fechadas pela venda
irregular de autopeças.
"A Renova iniciou operação em 2013, antes da Lei do Desmanche começar a
vigorar e, mesmo assim, já atendia a quase todos os aspectos que viriam
a compor o texto aprovado", pontua Garfinkel. A empresa recicla somente
os veículos que são irrecuperáveis, com final de vida útil, ou seja,
que saem de circulação com baixa definitiva no Detran, livres de
pendências financeira ou jurídica.
TRE-AM doa dinheiro de reciclagem de propaganda apreendida a entidades sociais
Os cheques foram entregues pela desembargadora Socorro Guedes
(segunda à esq.) e pelo juiz Henrique Veiga (primeiro à esq.)
(Divulgação)
Frutos
da reciclagem de mais de 10 toneladas de material de propaganda
apreendido durante a campanha eleitoral de 2014, realizada gratuitamente
pela empresa Cometais, os valores foram doados para a APAE-AM e para a
Casa Vhida .
Outra parte do material
foi doado para o CIGS, que utilizou o metal para confecção de lixeiras
para o zoológico mantido pela instituição. A Vara do Meio Ambiente do
TJAM indicou, ainda, empresa de reciclagem que utilizará as quase 2
toneladas de lona retiradas dos cavaletes para a confecção de bolsas.
Os
cheques foram entregues pela Desembargadora Socorro Guedes, Presidente
do TRE-AM, e pelo Juiz Henrique Veiga, que presidiu a Fiscalização da
Propaganda Eleitoral em 2014, às representantes das duas entidades, que
agradeceram a doação e reforçaram a necessidade de mais ações deste
tipo, pois o bom atendimento aos usuários depende da ajuda da sociedade.
Dr.
Henrique Veiga agradeceu à empresa deu o tratamento ao material, e deu
destaque ao dano que um descarte irresponsável pode trazer ao meio
ambiente.
A desembargadora presidente
enfatizou o fato de que um material que poderia estar poluindo o meio
ambiente foi revertido em benefício à sociedade, através do trabalho
social destas entidades tradicionalmente reconhecidas pela população,
cumprindo assim importante função social e agindo com responsabilidade
ambiental.
Material reciclado pode valer descontos na conta de luz no CE
Sérgio Araújo de Souza, coordenador da Área de Meio Ambiente da Coelce, ressalta a importância da conscientização sobre o consumo de energia elétrica de forma adequada, sem desperdício, e, ao mesmo tempo, a consciência ambiental de fazer a reciclagem. Antes de implantar a iniciativa, a Coelce realizou um estudo para saber o índice de redução de CO2 no processo de reciclagem de determinados materiais.
“Nós realizamos um estudo para saber o quanto se emite de CO2 na produção tradicional, no caso do alumínio, por exemplo, foi verificado que para produzir 1 quilo (kg), desde a extração da bauxita até o acabamento de um lingote, são emitidos, são emitidos 10 kg de CO2 e, na reciclagem desse alumínio, são gastos em torno de 300 gramas. Ou seja, deixa-se de emitir 9,7 kg de CO2 de um processo tradicional para um processo de reciclagem. Nós fizemos este estudo com diversos outros produtos tais como: papel, papelão, embalagens PET, aço, alumínio, então foram diversos produtos”.
Pessoas jurídicas do comércio e da indústria já têm acesso à iniciativa Conta Verde desde maio do ano passado, enquanto o cliente residencial de baixa tensão passou a participar do projeto apenas no mês de dezembro. Para compensar as emissões de CO2 dos usuários, é levado em consideração todo o processo de produção do material, desde a extração de recursos naturais até chegar ao consumidor final.
“No final do mês comparando o consumo de energia elétrica, a quantidade de emissão de CO2 e a quantidade que deixou de ser emitida pelo fato da reciclagem, este fator, que esperamos que fique próximo de 100%, é o que denominados de cliente conta verde. Ou seja, ele conseguiu compensar através das emissões evitadas as suas emissões do seu próprio consumo de energia elétrica. Esse projeto ele se propõe também a isso, ou seja, deixa a bauxita no lugar dela, deixa o minério de ferro no lugar dele, deixa o petróleo no lugar dele e vamos reciclar aquilo que já foi retirado”.
Desde sua implantação em 2007, o programa Ecoelce – no qual o conta Verde está inserio – já arrecadou 18 milhões de toneladas de resíduos e foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos projetos destaque para o alcance dos Objetivos do Milênio.
Desenvolvimento Sustentável
O desenvolvimento sustentável é quando progride algo de forma a unificar e balancear interesses econômicos, sociais e do meio ambiente. Sendo assim, quando se é desenvolvido algo de forma sustentável, quer dizer que o planejamento de melhoria contínua foi feito de forma racional, de forma a contemplar interesses econômicos e, principalmente, de preservação ambiental.
O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceptualmente dividido em três componentes: a sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.
2. Origem
na década de 70, onde na primeira Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente (Conferência de Estocolmo – 1972) estabeleceu que Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento que atende as necessidades presentes, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.
Começou a ser falar sobre desenvolvimento sustentável com a Conferência de Estocolmo (1972), estabelecendo que Desenvolvimento Sustentável é a procura e obtenção de progresso que atende as necessidades presentes, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. Também houve a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU em 1983. De acordo com o relatório dessa organização, o desenvolvimento sustentável objetiva “o atendimento das necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às próprias necessidades”.
Essa conferência e a criação de consciência ambiental aconteceram devido a um grande progresso na área de tecnologia e industrial no século XX. Com a intensa exploração dos recursos naturais as pessoas perceberam a importância de preservar o meio ambiente, pois seus recursos são finitos. Isso gerou uma mudança de parâmetros, estabelecendo um novo cenário para processos de desenvolvimento de atividades cotidianas, agrícolas, florestais e pecuárias.
3. Como desenvolver-se sustentavelmente?
O desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos, levando à uma nova forma de desenvolvimento econômico que leva em consideração o meio ambiente.
De acordo com a instituição BWW, o “desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais.” Esse tipo de busca ao progresso tende a ser insustentável, já que não reconhece a finidade dos recursos naturais dos quais a humanidade depende e, assim, o esgotamento a curto, a médio ou a longo prazo é uma certeza.
Pensando assim, o desenvolvimento sustentável sugere, de fato, desenvolvimento econômico e a preservação ambiental de forma harmoniosa, pensando em como economizar recursos naturais em todas as etapas do processo produtivo de forma cuidadosa ou, até mesmo, de como preservar durante as atividades cotidianas. A sustentabilidade é obtida quando une-se o desenvolvimento social, econômico e humano com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
4. Sustentabilidade e o Ministério da Agricultura
O Ministério da Agricultura desenvolve e estimula as boas e sustentáveis práticas agropecuárias privilegiando os aspectos sociais, econômicos, culturais, bióticos e ambientais. De acordo com o próprio ministério, estão incluídos sistemas de produção integrada, de plantio direto, agricultura orgânica, integração lavoura-pecuária-floresta plantada, conservação do solo e recuperação de áreas degradadas. Essa iniciativa visa incentivar e apoiar o produtor agropecuário, já que o ministério elabora projetos e programas direcionados para a assistência técnica, financiamento e normatização das práticas rurais sustentáveis.
Plataforma on-line integra academia e empresas em prol da inovação
MCTI e Anpei anunciaram um espaço virtual para que empresas e academia possam fechar projetos e parcerias com soluções para necessidades reprimidas
A partir de agora empresas poderão apresentar suas demandas de inovação
e as instituições científicas e tecnológicas poderão propor soluções
para parcerias e projetos por meio de uma plataforma on-line, chamada iTec. A ferramenta foi lançada na última quarta-feira (11/03), em Brasília, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).
As
instituições esperam a participação de empresas de todos os portes.
Para Gerson Valença Pinto, presidente da Anpei, a iTec é uma ferramenta
específica que pretende promover o casamento entre demandas que estão
reprimidas com soluções propostas. O ministro da Ciência, Tecnologia e
Inovação, Aldo Rebelo, afirma que a própria iTec já constitui uma inovação e que está destinada a ser um caso de sucesso.
Inicialmente,
a ferramenta irá priorizar algumas áreas consideradas mais estratégicas
pelo MCTI, como nanotecnologia, biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação
(TIC), fármacos e complexo industrial da saúde (CIS), energia, economia
verde, setor aeroespacial e mineração, mas futuramente deve expandir
para outros setores do conhecimento.
Além
disso, a expectativa das instituições responsáveis pela ferramenta é de
que em pouco tempo ela também esteja disponível em outros idiomas, a
começar pelo espanhol.
Consórcio para a Economia Verde vai ajudar a responder aos desafios do novo quadro comunitário de apoio
O Consórcio para a Economia Verde lembra que o próximo quadro comunitário, designado por Portugal 2020, disponibiliza 4 mil milhões de euros destinados a promover a economia verde quer no sector privado, quer no sector público, entre 2015 e 2020. Este valor será canalizado para projectos que contribuam para uma economia de baixo carbono, para uma utilização mais eficiente de recursos e valoração da biodiversidade. Aliar os temas ambientais, com estratégia empresarial, inovação e financiamento implica a existência de uma equipa multidisciplinar que consiga, em harmonia, construir projectos vencedores e com valor acrescentado. É neste contexto que surge o Consórcio para a Economia Verde, constituído pelas empresas SystemicSphere, Tterra e SaeR. O Consórcio para a Economia Verde posiciona-se como o parceiro de excelência para empresas, autarquias, associações e restantes organizações promoverem projectos inovadores a nível ambiental e economicamente viáveis. |
Criadores da ANBA lançam novo site
Os jornalistas Paula Quental e Joel Santos Guimarães lançam nesta sexta-feira (06) o blog Solidare (http://agenciasolidare.com.br/), especializado em economia solidária. A dupla foi responsável pela criação da ANBA em 2003, a pedido da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, e hoje mantém a Hipermeios Agência de Conteúdos.
Economia solidária, segundo os idealizadores do blog, é a “contracultura do capitalismo”. “A ideia é mostrar como trabalham e se organizam iniciativas identificadas com a chamada economia solidária: empreendimentos solidários, autogestionários, associativos, coletivos, cooperativados, sustentáveis e de desenvolvimento local sustentável”, disse Quental.
O modelo, na visão dos autores, é uma “economia sem patrões, fraterna e igualitária”. De acordo com Quental, são práticas alternativas para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos coletivos. No Brasil, isso gera renda para 2,3 milhões de pessoas, movimenta cerca de R$ 12 bilhões, segundo informações da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho (Senaes/MT), e é responsável pelo crescimento das economias de dezenas de municípios.
Os ramos onde há práticas de economia solidária são diversos, como artesanato, confecções, alimentos, reciclagem e tratamento de resíduos, atividades financeiras, produção florestal, pesca e agricultura familiar.
Os idealizadores do site argumentam que, apesar do número de empreendimentos que adotam o modelo ter crescido 124% de 2005 a 2012, há pouca informação sobre o tema disponível para o público em geral. Nesse sentido, surgiu a ideia do blog que, no médio prazo, segundo os autores, irá resultar na criação de uma Agência de Notícias sobre Economia Solidária e Consumo Responsável com o mesmo nome.
“Com artigos, reportagens, debates e notas, e sempre tendo o trabalhador como sujeito da ação, o Solidare quer mostrar aos brasileiros que outra economia é possível. E ela tem nome: economia solidária, a alternativa mais viável ao capitalismo”, destacou Guimarães. Ele acrescenta que no governo federal e em setores importantes da sociedade brasileira, o modelo é visto como “porta de saída” de programas como o Bolsa Família.
Prefeitura de Ladário realiza capacitação para criar grupos de Economia Solidária
A
Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria de Assistência Social,
incentiva o surgimento de pequenos empreendimentos de gestão coletiva, e
por isso trouxe para a cidade uma capacitação sobre o tema, ministrada
por dois membros do Fórum estadual (Sebastiana Almire de Jesus) e
nacional (Alexandro da Silva Souza) de Economia Solidária, como forma de
oferecer qualificação e aumentar o número de seguidores.
A abertura foi realizada nesta quinta-feira, 05 de março, no CRAS do
município e contou com mais de 30 pessoas que durante dois dias
participarão de gincanas, quis, palestras e oficinas de artes que as
levarão ao entendimento do que é a Economia Solidária de forma
prazerosa.
Para a senhora Edmar Lopes Santos, a iniciativa da Secretaria de
Assistência Social mostra o interesse da administração na melhor
qualidade de vida dos moradores ladarenses, "Estamos unidos aqui hoje
para aprender e somar, dessa forma conseguiremos chegar onde quisermos, e
o nosso Deus nos ajudou até aqui e ele não falha, tenho a certeza que
essa será mais uma das nossas conquistas", afirmou a participante.
A proposta da capacitação é espalhar a ideia da Economia Solidária por
meio de variadas ações que possibilitem uma nova visão de negócios e
estratégia de produção com linhas de produtos diferenciados que valorize
a cultura local, a cooperação e estimulem a produção ecologicamente
correta.
Para a Coordenadora do Cras, Cláudia Letícia, a capacitação tem como
intuito oficializar a Introdução da Economia Solidária no município,
trazendo informações a comunidade, dando oportunidade de crescimento
pessoal, favorecendo dessa forma, o desenvolvimento da Economia
Solidária para a população ladarense.
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