sexta-feira, 28 de novembro de 2014

ROTERDÃO É VERDE

 ROTERDÃO é o coração industrial da Holanda, mas a cidade tem vindo a ramificar-se em direção à cultura, design e turismo. Também se concentra na importância do meio ambiente. Acolheu a cimeira Cleantech 2014.
Fred van Beuningen é o Diretor Geral da Roterdão Partners: “Estamos a falar de indústria ecológica, eficiência energética ou de energia verde da pureza da água e do ar? Eu adoro verde, o verde é a cor dos dólares e, claro, no mundo dos negócios há que combinar uma boa tecnologia com modelos de negócio inovadores.”
Todos estes temas estão presentes em Roterdão e os responsáveis destes projetos vêm à procura de investidores.
Isabelle Schirmer, Investidora, explica: “É um setor que sofreu recentemente, porque muitos investidores perderam a confiança em Cleantech, mas este ano houve uma recuperação em termos de volume de investimento, nos dias de hoje a maioria das novas empresas que procuram financiamento são muito mais profissionais.”
Face ao grande júri financeiro cinquenta empresários procuram financiamento. Têm apenas seis minutos para explicar o potencial da empresa: “Há também muito dinheiro para poupar, aos clientes que prestamos serviços, muito para poupar em termos eficiência energética, novas formas de energia elétrica e novas tecnologias.”
Um elemento-chave da cimeira é a iniciativa da “Tech Tour” e “International Venture Club”, uma economia circular, em vez de linear. Uma economia verde, com recompensas.
“Na região de Roterdão, temos 2000 empresas de Cleantech, que dão 13.000 postos de trabalho. Temos um grande porto e uma grande indústria. Estamos à procura de novas atividades, para passar da economia fóssil à nova economia”, diz Fred van Beuningen.
O dia pode estar cinzento no porto de Roterdão, o maior da Europa, mas aqui a mensagem é verde. Narizes eletrónicos ou e-narizes que avaliam odores desagradáveis e potencialmente perigosos, num raio de 40 km. Barcos de patrulha também estão equipados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário