terça-feira, 19 de julho de 2016

AgroPonte 2016

 

Preocupados com a qualidade e proteção sanitária de alimentos e produtos comercializados pelas famílias agricultoras, a Epagri Regional Criciúma reuniu nesta segunda-feira (19) representantes das 40 cooperativas de agricultura familiar que farão exposições na AgroPonte 2016. A feira será durante os dias 17 a 21 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. A programação conta ainda com a 4ª Feira e Exposição Estadual de Animais e, a novidade deste ano, o 1º Leilão AgroPonte.
De acordo com a comissão organizadora, as 40 cooperativas representam aproximadamente 3 mil famílias associadas do Sul de Santa Catarina. O encontro abordou temas como vigilância sanitária, manejo dos alimentos, fiscalização, espaço, alvará e outros assuntos prévios para a organização da feira.
Um dos grandes destaques da produção familiar é a agropecuária. Segundo o gerente regional da Epagri, Fernando Preve, o setor movimenta na região de Criciúma, mais de R$ 1 bilhão ao ano. Este número é resultado do valor bruto da produção agropecuária, multiplicando preço pelo produto. “Cada vez mais, a Agroponte se consolida como a grande vitrine do agronegócio no Sul. É uma feira que aquece muito o mercado”, comenta.
O encontro foi realizado no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional e contou com a participação do secretário executivo João Fabris, que também enfatizou a importância das cooperativas e associações para o desenvolvimento local. “São vocês os responsáveis pela nossa alimentação, por abastecer os supermercados, vocês são a nossa essência”, destacou o secretário dirigindo-se especialmente aos representantes das cooperativas e associações de agricultura familiar.
Seminário SC Rural
A AgroPonte 2016 também tem programação paralela e entre elas está o Seminário Empreendedores do SC Rural, que contará com a palestra do governador Raimundo Colombo. A intenção é reunir, no dia 19 de agosto, mais de 700 empreendedores rurais, no Teatro Elias Angeloni.
O evento terá infraestrutura em área superior a 25 mil metros quadrados, com pavilhões e mangueiras externas. No Pavilhão José Ijair Conti estarão em torno de 80 empresas, concessionárias e distribuidores com máquinas, tratores, colheitadeiras, ferramentas, agentes financeiros e de insumos para a agricultura e pecuária. O local contará com completa estrutura gastronômica com restaurante e café colonial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário