terça-feira, 10 de junho de 2014

Economia solidária será tema de conferência estadual em Florianópolis

 

 



 



A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) coordena os projetos de economia solidária no Estado. “A economia solidária é uma alternativa importante de trabalho que pode ser coletiva ou associada com o objetivo de gerar ocupação e renda. Apoiamos iniciativas como essa porque ajudam na inclusão de muitos catarinenses na economia formal”, explica o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Jorge Teixeira.
A partir do tema “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável" os participantes vão debater sobre a contextualização, objetivos e estratégias; linhas e ações do plano. A conferência estadual é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Economia Solidária, que será realizada de 26 a 29 de novembro, em Brasília. Na ocasião Santa Catarina será representada por 64 delegados.
Os projetos de economia solidária são baseados nos princípios de cooperação, solidariedade, inserção social e econômica. São atividades como cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. Entre os diversos grupos beneficiados com esse tipo de ação estão trabalhadores rurais e urbanos; prestadores de serviços; mulheres; trabalhadores beneficiários do Cadastro Único do governo federal (CadÚnico).
No Estado - Em Santa Catarina a SST possui duas ações relacionadas ao tema em fase inicial. O projeto de catadores consiste na qualificação social, profissional e geração de renda para 1.396 catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis em Florianópolis e Criciúma e outros oito municípios de suas respectivas regiões metropolitanas - o Reciclando a Vida.
Já o projeto de ações integradas de economia solidária dará apoio a empreendimentos populares, coletivos e solidários para que ocorra sua formalização e qualificação dos beneficiários e da produção. A identificação e seleção dos empreendimentos e iniciativas já existentes serão realizadas por meio de encontros regionais. Serão beneficiados 730 trabalhadores individuais e 30 empreendimentos. Um centro de comercialização de artesanato e economia popular e solidária deve ser instalado em Lages.

Nenhum comentário:

Postar um comentário