segunda-feira, 11 de abril de 2016

OBSEVATÓRIO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA


 
O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), lança nesta segunda-feira (28) o portal do Observatório Nacional da Economia Solidária e do Cooperativismo (http://ecosol.dieese.org.br/index.php).
O portal reúne indicadores, estatísticas, mapas e perfil das organizações e empreendimentos da Economia Solidária no Brasil. Também é possível buscar informações sobre o associativismo popular, cooperativas da agricultura familiar e de catadores de materiais recicláveis no Brasil, regiões, estados e municípios.
Qualquer pessoa poderá acessar a plataforma virtual de forma livre e gratuita. O usuário poderá ainda contribuir com sugestões ou tirar dúvidas por meio da opção Fale Conosco.
O objetivo é dar mais visibilidade à Economia Solidária no país, conhecer as características dos territórios onde está presente, apoiar os empreendimentos e ser uma ferramenta de aos gestores e às organizações coletivas na elaboração de planos, formulação de agendas, no desenvolvimento e monitoramento de políticas públicas para o setor.
As informações têm como principais bases o sistema de informações da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes/MTPS), os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/MTPS), do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), da Secretaria de Governo da Presidência (SG/PR) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Em 2016, o observatório também vai incluir informações sobre os empreendimentos que fornecem para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome e outros dados do Dieese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário