quarta-feira, 11 de abril de 2012

VALE A PENA VER À MARGEM DO LIXO

O documentário “À Margem do Lixo”, do cineasta carioca Evaldo Mocarzel, entra em cartaz nesta sexta-feira, 13, no Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Florianópolis.

Entre os meses de abril e maio, 1109 cineclubes de 700 cidades do Brasil também vão exibir o filme que tem distribuição da Raiz Produções. O longa-metragem tem apoio do Programa Petrobras Cultural para seu lançamento. “À Margem do Lixo” mostra a rotina de vida dos catadores de papel e materiais recicláveis na cidade de São Paulo.

Transitando pela cidade, o filme mostra a articulação política da categoria, especialmente em torno do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), e a importância deles na preservação do meio ambiente. Trata-se da terceira parte de uma tetralogia iniciada com “À Margem da Imagem”, que recebeu 19 prêmios em festivais no Brasil e no exterior, e “À Margem do Concreto”, que recebeu o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no Festival de Brasília. “O documentário tenta focalizar a indústria da reciclagem a partir do catador. O Brasil é líder mundial da reciclagem de alumínio. 87% do alumínio produzido é reciclado”, explica o diretor Evaldo Mocarzel. E acrescenta: “A lucratividade desta indústria é sustentada de muitas maneiras pela economia informal e pela miséria destes catadores”, finaliza.

“À Margem do Lixo” foi produzido em 2008, tem 84 minutos e será distribuído aos cineclubes filiados ao Conselho Nacional de Cineclubes (entidade da sociedade civil que representa os cineclubes do País) e contemplados do Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura (ação que disponibiliza por meio de editais, equipamentos de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista, atendendo prioritariamente periferias de grandes centros urbanos e municípios em vulnerabilidade social), com exibição gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário