domingo, 14 de dezembro de 2014

O futuro da reciclagem dos resíduos da construção civil

 

     
    A construção civil é responsável por cerca de 50% dos resíduos sólidos gerados em uma grande cidade como Curitiba, segundo informações do Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná). Porém, no estado do Paraná, somente 20% é corretamente destinado a usinas de reciclagem. Para debater as soluções da logística reversa nesse cenário, no dia 15 de dezembro profissionais do setor de construção civil e representantes do governo estarão reunidos no seminário Sustentabilidade Empresarial - Logística Reversa na Construção Civil, a partir das 14h, no Auditório 2 - Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba. “Vamos promover um debate sobre a implementação da logística reversa no estado, que começará em 2015 e visa reduzir a quantidade de resíduos sólidos do setor e aumentar a reciclagem e reutilização”, relata Celso Kloss, diretor superintendente da Paraná Metrologia.
     
    O Paraná foi o primeiro estado a apresentar um Plano de Logística Reversa da Construção Civil, entregue à Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) em setembro, e que será assinado na manhã do dia 15 de dezembro. No período da tarde, os representantes das entidades se reunirão com profissionais do setor para falar mais sobre o plano e o que pode ser realizado. “O objetivo do plano de logística reversa é reduzir, reciclar e reutilizar os resíduos sólidos da construção civil. Para isso, precisamos discutir tudo o que pode ser feito e unir os setores público e privado em um trabalho conjunto”, afirma Ivanor Fantin Junior, engenheiro civil e assistente técnico do Sinduscon-PR.
     
    Hoje, aproximadamente 75% dos resíduos da construção civil são gerados por obras particulares ou informais. “Muitos restos de reformas e obras não são reciclados e reaproveitados, pois não foram separados na hora de colocar em uma caçamba. É preciso orientar sobre a importância dessa segregação, como chamamos”, explica Ivanor Fantin. Segundo ele, as construtoras também precisam gerar menos resíduos. “Precisamos que a população saiba da importância de reciclar o que sobra de uma construção, assim como devemos procurar soluções junto às indústrias e ter o apoio do governo, que também pode utilizar mais material reciclado nas obras públicas”, salienta.
     
    Uma das primeiras ações da implementação do plano de logística reversa será um levantamento pela Paraná Metrologia, e a partir disso, será avaliado como deve ser o processo de redução de volume. O próximo passo será criar um comitê gestor para fazer estudos, criar parcerias com as indústrias, governo e comércio e conscientizar a população sobre a importância da logística reversa. “Vamos definir as melhores soluções, os problemas mais pontuais para verificar qual a melhor maneira para orientar a população e a indústria fazer o gerenciamento e logística dos resíduos”, considera o engenheiro civil.
     
    Debate de ideias            
     
    O seminário Sustentabilidade Empresarial - Logística Reversa na Construção Civil contará com palestras de representantes da Fiep, Sema, Sinduscon-PR, SMMA-Curitiba (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), Usipar (Usina de Recicláveis Sólidos Paraná), Paraná Metrologia e Secretaria de Servidores Públicos de Jundiaí. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.paranametrologia.org.br.
     
    Os participantes conhecerão mais sobre o modelo paranaense de logística na construção civil, as soluções tecnológicas e planos de gerenciamento para controle e gestão dos resíduos sólidos, a importância estratégica das unidades de processamento licencidadas da Aemparcc (Associação das Empresas Paranaenses de Reciclagem dos Resíduos Sólidos da Construção Civil), o case de sucesso da Secretaria de Serviços Públicos de Jundiaí (SP) entre outros assuntos.
     
    No dia 16 de dezembro, ocorrerá uma visita técnica às instalações da Usipar, com saída às 9h na Fiep - Campus da Indústria. O Campus da Indústria da Fiep está localizado na Avenida Comendador Franco, 1341, no bairro Jardim Botânico. Mais informações no site www.paranametrologia.org.br ou pelos telefones (41) 3271-7567 ou 3042-5267.
     
    SERVIÇO: O seminário Sustentabilidade Empresarial - Logística Reversa na Construção Civil ocorre no dia 15 de dezembro, a partir das 14h, no Auditório 2 - Campus da Indústria da Fiep - na Avenida Comendador Franco, 1341, no bairro Jardim Botânico. Mais informações e inscrições no site www.paranametrologia.org.br ou pelos telefones (41) 3271-7567 ou 3042-5267.
     
    Sobre a Paraná Metrologia
     
    A Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios, a Paraná Metrologia é uma organização tecnológica, que visa à difusão da tecnologia industrial. Congrega diversas entidades de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e laboratórios, com a intenção de promover a infraestrutura tecnológica e de apoio às empresas localizadas no Estado.
     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário