terça-feira, 23 de junho de 2015

Cooperativa leva cultura e conhecimento em ação do Dia C

 

 

  •  

Nem a chuva e muito menos o frio  foram capazes de afastar o público da ação social realizada pela Cooperativa de Trabalho e Produção de Catadores de Materiais Recicláveis (Coopfuturo). O evento, que fez parte do Dia de Cooperar (Dia C) 2015, levou na sexta-feira, dia 19 de junho, cultura e animação aos presentes. O Sescoop/RJ foi um dos parceiros da “Ação Social Coopfuturo”, que também contou com a parceria da Fundação Leão XIII, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Coca-Cola.
Localizada em Irajá, Zona Norte do Rio de Janeiro, - e fundada em 2014 - a Coopfuturo possui 25 cooperados e opera na primeira Central de Triagem do Rio de Janeiro, através do Programa de Ampliação da Coleta Seletiva da Cidade do Rio de Janeiro com a Inclusão Social e Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis. O Sescoop/RJ contribuiu no processo de formação dos catadores, assim como nos procedimentos administrativos para fundação da cooperativa.
Além das oficinas, os cooperados tiveram acesso à segunda via de documentos, vacinação, corte de cabelo, exposição de artesanato reciclável, bazar beneficente e ainda assistiram a apresentações de danças e teatro.
O chefe do setor de Odontologia da Firjan, Álvaro Luiz de Mello, ministrou palestra sobre higiene bucal e a importância da manutenção preventiva da boca foi uma das abordagens feitas. “A saúde bucal deve ser feita de forma preventiva, as pessoas devem procurar um profissional da área antes que os problemas ocorram”, alerta.
Presidente da Coopfuturo, Evelin Marcele enfatizou que a realização do evento visa a apoiar os catadores de lixo, fazendo questão de estar presente na vida deles, proporcionando um ambiente de trabalho mais familiar. “Ações desse tipo são importantes para nós que temos pouco acesso à questão de saúde entre outros assuntos. A CoopFuturo faz questão de fazer essa partilha com os cooperados e entendemos que a cooperativa é uma família para o cooperado”, disse Evelin.
Rosana Lopes, co-gestora na Central de Triagem, conta que, inicialmente, surgiu a ideia de dar acesso a segunda via de documentos – já que muitos dos catadores perderam ou têm as primeiras vias deterioradas. Ao ver que seria possível graças à parceria com a Fundação Leão XIII, veio o plano de fazer um evento maior e trazer um núcleo cultural para se apresentar e desenvolver atividades com essas pessoas.  “Claro que não vamos sanar os problemas em apenas um dia, mas semearemos as possibilidades e incentivar os cuidados com o corpo e a saúde em geral”, diz Rosana. 
O presidente do Sescoop-RJ, Marcos Diaz, acredita que a realização da iniciativa firmou o compromisso de apresentar a importância do cooperativismo como modelo de desenvolvimento social. “A Coopfuturo proporcionou aos cooperados e comunidade local a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e com equilíbrio das diversas forças sociais”, pontuou Diaz.
Coordenadora do setor de Promoção Social do Sescoop/RJ, Cristiane Quaresma afirma que o objetivo do Dia de Cooperar é justamente esse: proporcionar o acesso às questões de saúde e bem-estar. “É importante reforçar entre as cooperativas a missão de criar um mundo melhor e mais justo. E o evento realizado pela Coopfuturo teve esse objetivo e o grande beneficiado foi e é o cooperado”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário