sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

cnbb da região norte firma compromisso com economia solidária

Durantea reunião de avaliação e planejamento do ano de 2012 do Regional Norte 2 daConferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), realizada nos dias 28 e 29, aspastorais e organismo presentes se comprometeram na arrecadação de assinaturaspela aprovação do Projeto de Lei pela Política Nacional de Economia Solidária.

Estavampresentes na reunião a Pastoral da Criança, Pastoral Afrodescendentes, CáritasNorte 2, Pastoral da DST/Aids, Conselho Indigenista Missionário (CIMI),Instituto Pastoral de Regional (IPAR), Pastoral Social, Comissão Pastoral daTerra (CPT), Comissão de Justiça e Paz (CJP), Catequese, Pastoral Familiar,Pastoral do Menor, Pastoral da Comunicação (Pascom), Pastoral da Juventude,Pastoral do Idoso, Cebi, Comire, CEBs e secretariado do Regional Norte 2 daCNBB.

Oprojeto de Lei pela Política Nacional de Economia Solidária é uma iniciativapopular, o projeto visa criar o Sistema Nacional de Economia Solidária e oFundo Nacional de Economia Solidária e tem como objetivos estabelecer asdefinições, princípios, diretrizes, objetivos e composição da Política Nacionalde Economia Solidária e do Sistema Nacional de Economia Solidária, além deestabelecer o Fundo Nacional de Economia Solidária, por meio dos quais o poderpúblico, com a participação da sociedade civil organizada, formulará eimplementará políticas, planos, programas e ações com vistas a promover aeconomia solidária e assegurar o direito ao trabalho associado.

Experiênciade Banco Comunitário é apresentada em reunião a representante do Governo doEstado do Pará.

“Sãoos pequenos projetos que somam resultados, vamos trabalhar para promover eincentivar a inclusão social” foi assim que o diretor da Secretaria Especial deEstado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do Estado do Pará,Airton Lisboa Fernades, informou a respeito das ações voltadas a EconomiaSolidária que serão apoiadas pelo governo do Pará, pauta da reunião realizadahoje (30) em Mosqueiro, na sede do Banco Comunitário Tupinambá.

Alémda Secretaria Especial do Estado do Pará, estavam presentes na reunião osrepresentantes do Fórum Paraense de Economia Solidária, Instituto CapitalSocial, Cáritas Brasileira Regional Norte 2 / CNBB e Banco Tupinambá.

Deacordo com Gesina Aráujo, coordenadora do Fórum Paraense, os representantes dasentidades apresentaram as estratégias da Economia Solidária e o BancoComunitário Tupinambá ao diretor da Secretaria Especial do Estado do Pará. OBanco Tupinambá, localizado na Baia do Sol, é umas das experiênciasdesenvolvidas pela Ecosol no Estado.

Osbancos comunitários são serviços financeiros solidários promovidos em rede deforma associativa e comunitária, direcionados para a geração de trabalho erenda.

Nesseprimeiro momento a Secretaria Especial de Desenvolvimento do Estado do Pará sedispôs a conhecer outras experiências da Economia Solidária como forma demanter um diálogo para futuras ações voltadas ao desenvolvimento sustentável.Além disso, será incentivado o Fundo Nacional de Economia Solidária.

Ementrevista, Airton Lisboa informa que o Governo do Estado do Pará ampara eapóia ações que invistam no desenvolvimento sustentável para obtenção deresultados sólidos. Segundo ele, a Secretaria Especial do Estado deDesenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção dará o apoio por meio de açõesarticuladas com outras entidades do governo.

3ªFeira de Economia Solidária de Paragominas

A 3ªfeira de Economia Solidária e Popular encerrou suas atividades no dia 27.Durante os três dias de programação, que começou dia 25, a Rede Capim e oInstituto Popular Amazônico (IPA), com o apoio da Cáritas Norte 2 – CNBBorganizaram o evento com o intuito de promover o debate sobre a EconomiaSolidária e tornar concreta as ações de que outra economia já acontece.

Foramconvidados para participar do evento Risolina Santos e Nubia Ribeiro,representantes da Secretária de Trabalho, Emprego e Renda (SETER) e Rose Santosdo Centro de Referência de Assistência Social (CREA).

No segundo dia do evento, 26, foram apresentados os painéis em torno do debate da economia solidária como alternativa de desenvolvimento sustentável, solidário eterritorial. O primeiro painel “Análise de conjuntura” foi exposto por LindomarSilva, secretário da Cáritas Regional Norte 2. No segundo painel, “PanoramaNacional sobre a Economia Solidária”, foi apresentado por Ademar Bertucci,assessor da Cáritas Brasileira, e abordando a temática sobre a “Agriculturafamiliar e cultura (Políticas públicas e desafio e perspectivas da economiasolidária)” Waldir Rodrigues, articulador estadual da Secretaria deDesenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério de Desenvolvimento Agrário(MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário