segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

CRIADA AS COOPESCA E COOPEIXE NO OESTE DO PARANÁ

A Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Paraná - FEDERAÇÃO UNICAFES PR realizou nos dias 07 e 13 de dezembro, na região oeste do Paraná, assembleias de constituição de cooperativas de peixe, com foco na organização da produção e comercialização de pescados.

No dia 07, na Sede da Colônia de Pescadores, em São Miguel do Iguaçu, foi fundada a Cooperativa de Pescadores, Aquicultores e Piscicultores da Costa Oeste - COOPEIXE. Com aproximadamente 50 cooperados, a cooperativa une trabalhadores das cidades da região, incluindo Foz do Iguaçu que, juntos, terão mais força para captar recursos.

Constituição da Coopeixe, em São Miguel do Iguaçu

Com sua diretoria eleita e empossada, sob a presidência de Adilson Borges, a Coopeixe abrange duas associações, de Itaipulândia e Santa Terezinha de Itaipu, e duas colônias de pescadores de São Miguel. “Com a orientação da Unicafes estão sendo formadas as cooperativas, pois segundo o MPA, só podem ser destinadas verbas e financiamentos via cooperativas”, disse o vice-presidente da Coopeixe, Carlos Enuir de Mello.

No dia 13, os pescadores de Santa Helena e da região, assim como os criadores de peixes em tanques, se reuniram para escolher a diretoria e constituir a Cooperativa de Pescadores Artesanais, Aquicultores e Agricultores Familiares de Santa Helena – COOPESCA.

O presidente Lírio Hoffmann, juntamente com outras 11 pessoas que compõe a diretoria, destaca a composição e os trâmites a serem adotados a partir de agora. “Com estas iniciativas, melhorias devem ser levadas aos profissionais de toda a região através da comercialização do peixe e também haverá maneiras de conseguirmos recursos provenientes de esferas estadual e nacional”, disse Hoffmann.

Os encontros contaram com a presença de diversas lideranças locais, regionais e estaduais, entre elas o Coordenador do Cooperativismo na Área da Pesca e da Aquicultura da Unicafes PR, Alexandre Haveroth, o superintende federal do Ministério da Pesca e Aquicultura do Paraná, José Wigineski, além de representantes do Dep. Estadual Elton Welter, Banco do Brasil, Itaipu Binacional, pescadores e agricultores familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário