terça-feira, 7 de junho de 2016

PNUD TRABALHA NO RIO GRANDE DO SUL

 

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e entidades do Rio Grande do Sul firmaram na terça-feira (24) um acordo para garantir o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável a níveis municipal e estadual. A iniciativa envolverá o governo do estado, as prefeituras, a sociedade civil e o setor privado na implementação dos Objetivos Globais da ONU.
O Rio Grande do Sul já conta com um núcleo próprio dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Este organismo – representado pela organização não governamental Moradia e Cidadania – se juntou ao PNUD e à Federação das Associações de Municípios do estado (FAMURS) para definir indicadores locais de monitoramento da Agenda 2030 em cidades e regiões do estado.

Engajamento social e gestão participativa
serão fator-chave para a construção,
a implementação e o monitoramento
de soluções para o alcance dos ODS.

O plano de ação também prevê o apoio ao desenvolvimento do “Portal RSustentável”, que dará suporte ao trabalho do núcleo na municipalização dos ODS.
O representante do organismo, Dilmar Sittoni, destacou que a cooperação com diversos segmentos é essencial, principalmente porque algumas temáticas específicas, como a eficiência energética e o acompanhamento dos ODS, requerem apoio técnico.
“A atuação da sociedade civil foi essencial para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a formulação da Agenda 2030. Portanto, o engajamento social e a gestão participativa serão fator-chave para a construção, a implementação e o monitoramento de soluções para o alcance dos ODS. O resultado dessa abordagem é mais criatividade, participação e transparência”, explicou o diretor de país do PNUD no Brasil, Didier Trebucq.
Após a assinatura do acordo de entendimento, foi discutida a formação de novas parcerias com empresários e representantes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Trebucq participou ainda de uma audiência com o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, para debater a Agenda 2030.
Também participaram dos eventos representantes da Caixa Econômica Federal e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) — parceiros do projeto Brasil ODS 2030.

Nenhum comentário:

Postar um comentário