sábado, 14 de janeiro de 2012

COOPAVAM TRABALHA TAMBÉM NO COMÉRCIO JUSTO

A Cooperativa de Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam), do assentamento Vale do Amanhecer, em Juruena (880 Km a noroeste de Cuiabá), é uma das finalistas do Prêmio Objetivos do Milênio Brasil. O prêmio, que está em sua quarta edição, é uma iniciativa do Governo Federal com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

Com a proposta apresentada pelo Poço de Carbono Juruena, intitulada Amazônia viva: Plantando e colhendo frutos para um mundo melhor, a Coopavam está alcançando um reconhecimento internacional ao trabalhar com uma economia solidária florestal, que está ajudando a mudar a realidade de dezenas de pessoas envolvidas direta e indiretamente. Criada em 2008, exclusivamente por agricultores assentados, a cooperativa contou com apoio do governo de Mato Grosso e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio do Projeto de Conservação e Uso Sustentável das Florestas no Noroeste do Mato Grosso.

Com o esforço dos cooperados e funcionários, que hoje gira em torno de 27 pessoas e pode chegar a 45 em 2012, a cooperativa atraiu novas parcerias como os projetos Pacto das Águas e Poço de Carbono Juruena, ambos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental. Atualmente a cooperativa produz castanha-do-Brasil em amêndoas, farinha e óleo de castanha, vendidos para empresas alimentícias, de cosméticos e para a Conab, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Para garantir a produção, além das castanhas que são coletadas na reserva legal do assentamento, de 7 mil hectares, foram firmadas parcerias para coleta de sementes em áreas privadas. Outra parte da produção é adquirida de povos indígenas, como os Apiacás-Kaiaby, Mundurucus e Zoró. Por trabalharem sob a ótica do comércio justo, a Coopavam ajudou a melhorar o preço pago pela castanha-do-Brasil na região noroeste, saindo de 1 real por quilo em 2008 para 3 reais por quilo em 2011.

Os objetivos do milênio foram definidos em 2000 durante a reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque. Líderes de 191 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo, até 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário