sábado, 14 de janeiro de 2012

copa orgância e sustentável

A campanha Copa Orgânica e Sustentável será lançada no primeiro semestre de 2012. A proposta da campanha foi aprovada por unanimidade em jantar realizado no restaurante Quintal dos Orgânicos em São Paulo, durante reunião com mais de 60 representantes dos setores orgânico e sustentável.

O evento foi promovido pelo Núcleo Temático Copa Orgânica e Sustentável, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pelo Planeta Orgânico e pelo IPD, que fazem parte deste Núcleo Temático. O diretor do Departamento de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos, apresentou a proposta da Campanha Copa Orgânica e Sustentável, destacando que “a campanha vem se somar a outra iniciativa do Ministério, em que o programa Talentos do Brasil vai lançar coleções de moda feitas exclusivamente por artesãs da agricultura familiar para a Copa do Mundo da Fifa”.

A campanha tem por objetivo articular os diversos segmentos de alimentos e bebidas, serviços turísticos, amenities (cosméticos) e artesanato, para qualificar a oferta, ampliar a produção e o consumo consciente dos produtos com o selo da agricultura familiar, da sociobiodiversidade, do comércio justo e solidário e com indicação geográfica.

Uma associação nacional será criada para implementar um plano de trabalho e organizar a campanha Copa Orgânica e Sustentável.

Antes, durante e depois da Copa 2014-Após a execução de um vídeo sobre a Campanha Copa Organica e Sustentável, Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico, disse que "a Copa Orgânica e Sustentável será um catalizador para o desenvolvimento de um círculo virtuoso, criando ofertas e demandas sustentadas. Por intermédio de seminários e ações estratégicas nas cidades sede, será promovida a aproximação dos produtores com hotéis, pousadas e restaurantes, antes, durante e depois da Copa 2014"

Segundo Claudio Langone, coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014 (CTMAS), vinculada ao Ministério do Esporte, “é importante que a população e os turistas, nacionais e estrangeiros, percebam esta oferta diferenciada e qualificada, associando a imagem do país ao consumo consciente.”

Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organic Brasil do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), acha que o Brasil deve ganhar com esta iniciativa que leva à formalização dos setores envolvidos. "Observando o que aconteceu na Europa e nos Estados Unidos, onde houve a regulamentação e o nível de investimento cresceu, esperamos que aqui ocorra o mesmo comportamento de crescimento".

Rogério Dias, coordenador de Agroecologia do Ministerio de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente ressaltou a importância da Semana dos Orgânicos como formadora de opinião, lembrando que em 2012 e 2014 a Semana dos Orgânicos acontecerá em datas próximas a Rio+20 e Copa 2014.

Núcleo temático copa orgânica e sustentável articula apoio do governo e da iniciativa privada-O núcleo coordenado pelo MDA vem realizando reuniões com os Ministérios apresentando as iniciativas que farão parte da Copa Orgânica e Sustentável. Já foram realizadas reuniões nos ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Esporte, do Turismo, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Meio Ambiente, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresas com forte presença no setor orgânico como o Pão de Açúcar, Native, Mãe Terra, e certificadoras como IBD e Ecocert , mais a ABIS ( Associação Brasileira de Indústria de Sorvestes) apoiaram a proposta para a campanha Copa Orgânica e Sustentável.

Alexandre Borges, diretor da Mãe Terra declarou: “A Mãe Terra quer ajudar a viabilizar a milhares de consumidores a opção de se alimentarem com produtos orgânicos e saudáveis durante a Copa. Para tanto, nosso desafio será trazer produtos orgânicos de “pronto-consumo” e com muito sabor! Este jantar teve a função de lançar a pedra fundamental da mobilização em torno de um projeto relevante não apenas para o setor, mas para o Brasil na Copa. Saio do jantar otimista que daremos um “show de bola” com os produtos orgânicos e sustentáveis brasileiros.”

Luiz Mazzon, diretor da Ecocert, acha que a inclusão de produtos orgânicos e sustentáveis na Copa 2014 seria uma demonstração de maturidade do país quanto ao tipo de legado que os jogos podem deixar, que vão muito além da infra-estrutura. Principalmente por ser o Brasil um país em desenvolvimento, a inclusão de produtos orgânicos e sustentáveis traria um grande diferencial de imagem. É também uma oportunidade única para “colocar na vitrine” este tipo de produto para todo o mundo, e indiretamente, demonstrar aos brasileiros a importância da valorização destes produtos. Isso tudo, obviamente, depende também da boa organização do evento como um todo”, diz Luiz Mazzon.

O empresário Nardi Davidsohn, sócio proprietário do restaurante onde foi realizado o jantar, conversou com Arnoldo de Campos sobre seu interesse em levar o Quintal dos Orgânicos para outras cidades do Brasil.

O presidente da ABIS (Associação Brasileira de Indústria de Sorvetes) Eduardo Weisberg, também esteve presente neste jantar e manifestou seu apoio a iniciativa: “ Foi muito bom fazer parte do lançamento do Projeto Copa Orgânica e Sustentável. Percebo que o Governo está no caminho certo com a criação de uma Associação multidisciplinar que conduza a organização e as ações da Copa Orgânica e Sustentável. O Brasil é um país ímpar e tenho certeza que organizados, realizaremos um evento que deixará marcas positivas para o mundo.Sou um entusiasta e já me considero um parceiro nesta empreitada.Parabéns ao Governo Federal, ao IPD Orgânicos e ao Planeta Orgânico por esta iniciativa brilhante.”

Green Rio terá painel sobre copa orgânica e sustentável: Dias 19 e 20 de junho, na semana em que acontecerá no Rio de Janeiro a Conferência Rio+20, será realizado no Centro de Convenções Bolsa do Rio o evento Green Rio. Durante este evento haverá a Conferência Green Rio na qual serão discutidos diversos temas relacionados a Economia Verde, entre eles “Copa Orgânica e Sustentável”. O Green Rio conta com o apoio da GIZ, da BMF / Bovespa e da Bolsa Brasileira de Mercadorias.[www.greenrio.com.br].

O Planeta Orgânico é uma empresa de comunicação e marketing que realiza e promove eventos no Brasil e em outro países desde 2003, com destaque para os setores orgânico e sustentável. O Planeta Orgânico faz parte do Núcleo Temático Nacional da Copa Orgânica e Sustentável e do Núcleo Temático da Copa Orgânica do Estado do Rio de Janeiro. [www.planetaorganico.com.br].

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