domingo, 9 de outubro de 2016

PNUD e parceiros debatem desafios do Brasil na busca pelo desenvolvimento sustentável

  

Seminário organizado no Rio de Janeiro discutiu parcerias entre governo, sociedade civil, setor privado, academia e ONU para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Preservação do meio ambiente, consumo e produção responsáveis e mitigação das mudanças climáticas foram foco das discussões.
Seminário reuniu especialistas, representantes da sociedade civil, do governo e do setor privado para debater implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil.  
Em encontro no Rio de Janeiro organizado na terça-feira (4), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e FURNAS reuniram representantes do governo, da sociedade civil, do setor privado e da academia para debater parcerias pela Agenda 2030 da ONU.
O seminário contou com especialistas que abordaram os desafios particulares do Brasil na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O foco das discussões foi a preservação do meio ambiente, o consumo e produção responsáveis e a mitigação das mudanças climáticas.
Presidente de FURNAS, Ricardo Medeiros destacou que a empresa adotará as metas da nova agenda global. “A água é o nosso principal insumo para a geração de energia. Com a promoção de atividades que fortaleçam o desenvolvimento econômico de forma equilibrada e sustentável, atingimos nosso meta, que é continuar a missão de gerar e transmitir energia, sem prejudicar o futuro do planeta”, afirmou.
Durante a cerimônia de abertura do evento — chamado “Diálogos sobre o Planeta: Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável” —, foi assinado um acordo de adesão de FURNAS ao Projeto Brasil 2030, responsável por disseminar os Objetivos Globais no país.
A companhia de energia já havia trabalhado com o PNUD em um projeto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A iniciativa colaborou para que o Estado conseguisse diminuir os índices de pobreza e fortalecer a inclusão social.
O diretor nacional da agência da ONU, Didier Trebucq, ressaltou a necessidade de mobilizar atores sociais de todo o Brasil na busca por soluções sustentáveis de desenvolvimento.
“A cada dia, enfrentamos desafios ao planeta”, alertou. “Por isso, a estratégia de localização envolve nossos parceiros, e devemos levar essa agenda para diferentes regiões do país, para envolver todas e todos.”
Também presente, o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Everton Lucero, ressaltou que os ODS estão interligados e que “a sustentabilidade de longo prazo requer uma economia de baixo carbono”. “E por meio do Acordo de Paris temos a oportunidade de reverter o aumento da temperatura global e diminuir as emissões de gases de efeito estufa”, afirmou.
O evento foi o primeiro de uma série de cinco seminários que o PNUD promove em diferentes cidades do Brasil para discutir os ODS com Estado, empresas, especialistas e organizações não governamentais.
Cada encontro vai discutir um eixo da Agenda 2030 — paz, pessoas, planeta, parcerias e prosperidade. A proposta é discutir a implementação dos objetivos nos âmbitos regional e local e envolver diferentes parceiros na construção de um planeta mais justo, inclusivo e sustentável pelos próximos 15 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário