quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MOEDA COMUNITARIA

A primeira moeda social do Estado do Rio de Janeiro, o “Capivari”, será lançada pelo município de Silva Jardim, na Região das Baixadas Litorâneas, no próximo dia 16/11, a partir das 11 horas, com uma série de eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic). Segundo a secretária Vera Brito, já nesta semana acontece o treinamento dos funcionários que irão atuar no Banco Comunitário Capivari (BCC), o qual funcionará na Rua Borges de Alfradique, 60, no Centro da cidade (junto à sede da Semtic). Além disso, a equipe do BCC está visitando o comércio local para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos. Durante o lançamento acontecerá uma “feira solidária” com estandes para que os produtores locais, trabalhadores informais e artesãos, entre outros, mostrem seus trabalhos. O BCC terá um caixa, dois analistas de créditos e um gerente. A princípio serão postos em circulação seis mil Capivaris, o que corresponde, naturalmente, a R$ 6 mil.

Com o capivari nas mãos, os consumidores de Silva Jardim terão mais poder de compra, pois já existe negociação aberta junto aos conveniados do Banco Comunitário Capivari (BCC), através da Associação Comercial, para que hajam descontos ou algum benefício quanto à fidelização das compras. O capivari não perderá força diante do real mesmo porque não haverá concorrência com a moeda oficial, o real, pois terão paridade. Além disso, a concessão de descontos nas compras certamente possibilitará um maior poder de compras com o capivari.

A circulação do Capivari é amparada pela Lei de Economia Solidária proposta pela Administração Municipal e aprovada pela Câmara em 27/05/2010. A sede do BCC já está instalada, e a iniciativa conta com a parceria do Banco do Brasil. As cédulas são de cinquenta centavos (lilás), um (verde), dois (salmão), cinco (amarela) e dez (azul) capivaris.

A circulação da moeda será gerenciada pelo BCC, que, além de realizar o trabalho de “câmbio”, isto é, a troca de reais por capivaris, terá uma linha de crédito para pequenos empreendedores, a qual irá beneficiar a geração de trabalho e renda no município. O nome da moeda é em virtude de o município de Silva Jardim ter sido inicialmente conhecido como Capivari, que também é o nome do rio que corta o Centro do Município. A escolha do título para a nova moeda é uma forma de resgate da história do município. Seu significado é “rio que tem capivara”, o que também justifica a escolha da gravura que ilustra as cédulas.

O prefeito Zelão já explicava que o principal objetivo é fazer com que o dinheiro circule na comunidade, intensificando as relações comerciais locais, e contribuindo para a geração de emprego e renda no município. Ele estima que, com a implantação, a economia da cidade cresça de 40% a 50%, como acontece nas outras cidades que desenvolveram esse projeto no Brasil.