quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SEGURO POPULAR

.A seguradora multinacional Zurich e o Instituto Banco Palmas desenvolveram um seguro voltado especialmente para população de menor renda. O Palmas Microsseguro oferece cobertura de Vida, Assistência Funeral e Plano de Capitalização por apenas R$ 27,30 ao ano.




O projeto teve início em Fortaleza, na comunidade do Conjunto Palmeira, sede do Banco Palmas. A ideia do produto foi inspirada na história do Banco Palmas e na experiência do Grupo Zurich, além de contar com a assessoria da Camed Corretora de Seguros.

Fundado em 1998, pela associação de Moradores do Conjunto Palmeira, o Banco Palmas foi o primeiro banco comunitário do Brasil, tendo diversas iniciativas de socioeconomia solidária, como microempréstimos e a moeda social circulante (PALMAS -, paritária ao Real), cujo objetivo é fazer com que o dinheiro circule na própria comunidade. Já o Grupo Zurich possui projetos de microsseguro em vários países, tem cerca de 1,5 milhão de segurados de menor renda e um núcleo na matriz especialmente para desenvolver esta área.

“Desenvolvemos este produto de forma a auxiliar a população de menor renda em momentos críticos, como a perda de um parente e a queda na renda ocasionada por esta ausência. O microsseguro é uma importante ferramenta de inclusão social ao mitigar esses riscos. Outro ponto importante é que esta operação também ajuda a gerar riqueza na própria comunidade, uma vez que a comercialização é feita por moradores que são selecionados e treinados pelo Instituto Palmas”, informa a diretora de Bancassurance da Zurich Brasil, Diana Bueno.

João Joaquim de Melo Neto, coordenador geral do Instituto Banco Palmas, afirma que o Palmas Microsseguro está inserido nos instrumentos de desenvolvimento econômico local e finanças solidárias dos bancos comunitários. “É mais um serviço financeiro que foca no fortalecimento das poupanças locais, oxigenando as redes locais de economia solidária. Inicialmente, está sendo implantado no Conjunto Palmeira, através do Banco Palmas e futuramente, se estenderá a toda Rede Brasileira de Bancos Comunitários, que atualmente tem 50 instituições”, conta. A meta é que, no prazo de um ano, 30 mil apólices desse seguro sejam comercializadas.

Além deste produto da Zurich, outro seguro destinado à população de baixa renda, foi lançado neste mês. Trata-se do Bradesco Bilhete Residencial Estou Seguro, desenvolvido para atender aos moradores da comunidade Dona Marta, no Rio de Janeiro. O seguro, que tem contratação simplificada e desburocratizada, terá um custo anual a partir de R$ 9,90, podendo ser contratado pelos proprietários e inquilinos de imóveis ocupados exclusivamente para moradia.

Entre as proteções inclusas no seguro estão as coberturas por Perda ou Pagamento de Aluguel; Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado, Granizo, Queda de Aeronaves, Impacto de Veículos Terrestres, Fumaça; e responsabilidade Civil Familiar, que corresponde a um reembolso ao segurado por danos que ele possa causar de forma involuntária a terceiros, desde que seja responsabilizado por sentença judicial que não caiba mais recurso ou por acordo autorizado pela seguradora. [2]

O Bradesco Bilhete Residencial Estou Seguro faz parte do projeto de educação financeira “Estou Seguro”, criado pela Confederação Nacional de Seguros (CNSeg) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a partir de convênio assinado em dezembro de 2009. O projeto foi iniciado com uma pesquisa socioeconômica para levantar os riscos que esses moradores estão sujeitos e a percepção que eles têm do seguro. Atualmente, o programa desenvolve a educação financeira do seguro para os moradores e testa a sua eficiência com a oferta de produtos para aquela comunidade.