segunda-feira, 20 de junho de 2011

PROJETOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Produtos que seriam jogados no lixo servem de base para a fabricação de vassouras e outros derivados do pet

Juazeiro do Norte Inserção social com arte e empreendedorismo para famílias carentes deste Município. Com esta visão, foram lançados projetos, por meio de trabalho voltado para a sustentabilidade ambiental. Foram inaugurados dois projetos - um posto Ecoelce e o Ecocidadania - no Complexo de Ações Integradas de Projetos Sociais da Universidade Patativa do Assaré (UPA). A Oficina de Reciclagem de Garrafa Pet, que faz parte do projeto Ecocidadania, também foi aberta.

Cerca de mil garrafas serão tiradas do meio ambiente todos os dias. Estão incluídas no processo de aquisição do material, inicialmente, as cidades de Juazeiro do Norte e Barbalha. A novidade é que o lixo reciclável poderá ser trocado, com os descontos na taxa de luz debitados diretamente na conta do cliente, por meio do uso de um cartão magnético. Recentemente, foram iniciados cinco projetos socioambientais, incluindo o Posto Ecoelce, Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de Biomassa e três projetos Luz Solidária, Fábrica de Produtos Derivados de Garrafa Pet, Agricultura Familiar e Derivados de Leite. Estão sendo beneficiados os Municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

Formado por uma pequena fábrica composta por equipamentos onde são confeccionados produtos como vassouras, malhas para redes de proteção, usadas em janelas de apartamento e em quadras e campos de futebol, o Projeto Ecocidadania se apresenta como uma alternativa cidadã com foco na economia solidária. A ideia é, nesse espaço, realizar treinamentos em manuseio dos equipamentos, produção de fios e cortes, legalização do empreendimento e gestão estratégica.

Já para aderir à iniciativa e trocar lixo por bônus na conta de energia no posto Ecoelce da UPA, o titular da fatura deve solicitar o cartão Ecoelce - que conta com um chip no qual ficam registrados os dados do cliente - cadastrando-se, com a conta em mãos, no posto de coleta. Com o cartão, basta o cliente levar o lixo reciclável ao posto e registrar os bônus para sua próxima fatura de energia. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

O posto irá funcionar no mesmo local da oficina de reciclagem, na Rua Joaquim Cruz, nº 820, Vila São Francisco, Bairro Aeroporto, em Juazeiro.

O Projeto de Pesquisa de Biomassa Kariris Ambiental, também iniciado em Juazeiro do Norte, busca desenvolver uma metodologia para processamento, por via úmida, de resíduos das podas de árvores e rejeito de papelão na compactação em forma de blocos. Só em Juazeiro, por exemplo, são produzidas 45 toneladas por mês de resíduos de poda de árvores "in natura" e mais de 100 toneladas mensais de resíduos de papelão.

Integração

Outro projeto foi o de Incentivo à Agricultura Familiar, no Sítio Passagem Rasa, no Município juazeirense. Também haverá o Programa Integrado de Produção de Derivados de Leite, a ser inaugurado no Sítio Malhada, no Crato (Distrito de Ponta da Serra). O projeto desenvolvido com a reciclagem de pet, em Juazeiro, vai beneficiar principalmente as famílias dos bairros Vila São Francisco e Vila Nova. Na UPA, a oficina de reciclagem é iniciada com oito famílias.