segunda-feira, 20 de junho de 2011

RETALHO TRANSFORMA-SE EM ARTESANATO EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

grupo de catadores aprendeu a transformar o material de trabalho em artesanato

Catadores de São José dos Pinhais tiveram lições de como transformar o material que recolhem em arte, para agregar valor ao trabalho que fazem e ter uma melhora na renda. Na tarde desta sexta-feira (10), eles concluíram o curso de artesanato com resíduos recicláveis promovido pela Prefeitura de São José dos Pinhais em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Foram 15 horas de curso, realizado pelas Secretarias de Trabalho e Emprego, Meio Ambiente e Assistência Social. Ao todo, 20 catadores participaram das aulas e aprenderam a transformar o seu material de trabalho – garrafas pet, caixas de leite, retalhos – em objetos que voltam a ter utilidade no dia-a-dia, como gaveteiros, porta-retratos, portas-treco e pulseiras.

“A maioria deles nunca teve contato com artesanato e ficaram muito interessados em aprender. O processo do aprendizado é assim mesmo: na primeira vez erra, na segunda dá de presente e na terceira já pode vender”, conta a professora do curso e arte-educadora do SENAC, Emanuele Assini. No encerramento das aulas, os alunos receberam uma apostila com instruções para outras peças, para que possam dar continuidade ao processo.

“As lições que os alunos tiveram poderão ser revertidas em renda para ajudá-los no dia-a-dia. O objetivo é que eles formem um grupo e entrem para o programa Economia Solidária, no qual receberão o apoio da Prefeitura para a comercialização”, explica o secretário municipal de Trabalho e Emprego, Adilson Stuzata.
Para o presidente da Associação dos Catadores Moranguinho, Irineu Guimarães, o curso foi muito importante para dar um incentivo e valorizar o trabalho do grupo. “É uma forma de agregar valor e dar um preço mais justo ao próprio trabalho deles”, afirma.

Tatiane Santos de Oliveira, de 23 anos, trabalha há três anos como catadora. Ela pretende levar o aprendizado do artesanato a diante e tentar obter algum lucro com a atividade. “Aprendi muitas coisas e vou continuar praticando em casa”, conta.