segunda-feira, 20 de junho de 2011

UNIVERSIDADE DO MATO GROSSO DO SUL FAZEM FEIRA AGROECOLÓGICA

No dia 7 de junho, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) vai inaugurar no Corredor Central um espaço agroecológico.

Com a proposta de fortalecer a economia solidária, um modelo justo e sustentável de consumo consciente e responsável, o projeto de extensão "Semente: Feira Agroecológica da UFMS" apresentará a produção de 20 agricultores que participam da Associação dos Produtores de Orgâncios do Mato Grosso do Sul (APOMS), incubados pela Incubadora Tecnológica da UFMS/ITCP.

Frutas, hortaliças, legumes e várias outras opções de alimentos saudáveis e produtos da roça, livres de hormônios e agrotóxicos, poderão ser adquirido pelo consumidor, que levará para a mesa produtos cultivados em sistemas ecologicamente equilibrados, que preservam a biodiversidade, ciclos e atividades biológicas do solo.

A feira será realizada todas as terças-feiras no horário das 7 horas às 12 horas no Corredor Central da UFMS.


HISTÓRICO DO PROJETO

A ITCP/UFMS é um programa de extensão universitária que presta serviços necessários para o início, desenvolvimento e/ou reciclagem de cooperativas ou grupos de trabalho associativo, denominados de Empreendimentos de Economia Solidária - EES. É uma linha de extensão universitária que disponibiliza um núcleo básico interdisciplinar formado pelo quadro: docente, acadêmico e técnico, buscando assim, socializar o conhecimento da academia junto aos setores populares, para que consigam não só uma melhor inserção social no plano de trabalho como avançar na conquista da cidadania plena. Dentre os 11 grupos incubados pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFMS, destacam-se 03 grupos que direcionaram sua produção para a agroecologia e que participam da Associação dos produtores de orgânicos no Estado de MS-APOMS. Este grupo apresentou para a incubadora a necessidade de ter um espaço para a comercialização de seus produtos e, considerando a importância da produção agroecológica para a saúde e o a fortalecimento da cadeia agroecológica, além da geração de trabalho e renda para os grupos incubados.

SÃO PARCEIROS DA INICIATIVA: O BANCO DO BRASIL, SICREDI-FEDERAL, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO E A ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE ORGÂNICOS DO MS.