domingo, 12 de agosto de 2012

Haddad promete reciclar 10% do lixo de São Paulo em visita a cooperativa de reciclagem

Após visita à Cooperativa de Catadores do Glicério, na região central da cidade, o candidato petista à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, prometeu nesta quinta-feira (8) reciclar 10% do lixo produzido na cidade num eventual mandato.


O candidato aproveitou a ocasião para assinar uma carta na qual se compromete a atender algumas reivindicações dos catadores, dentre elas a construção de 96 galpões de triagem, um para cada distrito da cidade e a concessão de TPUs (Termos de Permissão de Uso) para que possam instalar as cooperativas.


Sem esses termos, os catadores não conseguem receber os recursos federais destinados à categoria.


— Tem muita tecnologia disponível pra isso. Há hoje uma maquinaria disponível pra auxiliar os catadores na separação do lixo. Você não dispensa o catador, mas utiliza a tecnologia para somar com os recursos humanos e aumentar a coleta seletiva.


Haddad vê duas saídas possíveis para o problema. A primeira seria utilizar um caminhão que tenha dois compactadores, um de resíduo orgânico e outro de resíduo seco. A outra seria realizar duas coletas separadas.


De acordo com os cálculos petistas, o custo da operação não deve superar muito o que já é gasto com o serviço. A Prefeitura gasta atualmente R$ 1,5 bilhão por ano com coleta e varrição.


— Não temos uma conta fechada, mas com 10% do que se gasta hoje, e investindo na mecanização de algumas etapas do processo, com o apoio das cooperativas, conseguimos atingir essa meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário