domingo, 12 de agosto de 2012

Santos terá local para reciclagem de entulho


Santos enviou ao Ministério do Meio Ambiente seu plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, para garantir recursos que viabilizem as ações do município no setor.

Dentre as principais ações, segundo o secretário do Meio Ambiente, Flávio Rodrigues Corrêa, está a criação da Área de Triagem e Transporte, que seria construída ao lado da Estação de Transbordo de Resíduo na Alemoa, com o objetivo de reciclar os resíduos da construção civil. “A ideia é levar resíduos da prefeitura e em seguida abrir para a iniciativa privada, desde que se pague uma taxa”, afirma o secretário. Com isso, o material reciclado como ferro, produtos triturados poderiam ser reaproveitados em outras obras da prefeitura.

Atualmente, tramita na Câmara Municipal de Santos um projeto do Plano de Gestão Municipal de Resíduos Sólidos da Construção Civil, que deve ser aprovado até o fim do ano.

Ainda como parte do plano de gestão, o próximo passo é abranger 30% da área urbana com contentores de lixo, gradativamente, até chegar a 100%, como uma forma de retirar o lixo das ruas e também separar o orgânico do reciclado. Até agora, foram instalados mais de 1.200 contentores.

Em Santos é coletada uma média de 672 toneladas de lixo por dia, com uma geração per capita estimada em 1,6 kg/hab./dia, considerando-se os resíduos orgânicos, recicláveis, volumosos e de saúde. “A destinação final do lixo também deve mudar nas nove cidades, pois é mais barato fazê-la em conjunto. Já houve reunião na secretaria de Assuntos Metropolitanos e será feito um plano regional para definir se a destinação do lixo continuará no aterro sanitário, se será compostagem, ou se será implantado um incinerador regional na Baixada Santista”, afirma o secretário.

Veja detalhes do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos:

Contentores – Dentre os principais motivos para instalação estão diminuição de entupimento de bueiros com as chuvas; redução de moscas, baratas e roedores; proteção da saúde dos trabalhadores pelo acondicionamento correto do lixo.

Resíduos da construção civil (RCC) – Está prevista a instalação de rede de pontos de entrega voluntária (ecoponto) para pequenos geradores de RCC no prazo de 24 meses, além de elaboração de inventário dos resíduos gerados pelo setor em Santos.

PEV’s – Criar mais PEV's (Pontos de Entrega Voluntária) nas ruas é outra meta. Voltados para receber vários tipos de resíduos recicláveis, como pneus, óleo de cozinha, pilhas etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário