terça-feira, 2 de abril de 2013

Economia Solidária inicia trabalhos de implantação em Três Lagoas


 
 
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos de Governo, iniciou os trabalhos, apresentação e estudo das diretrizes para implantar no Município o Programa de Economia Solidária, em convênio com o Governo Federal e Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social.

As reuniões de trabalho começaram na tarde de quinta-feira (21) e manhã desta sexta-feira (22), na Secretaria de Assuntos de Governo, para implantar em Três Lagoas o Projeto de Governo de Mato Grosso do Sul de Inclusão e Organização Social dos Catadores de Materiais Recicláveis, previsto no Programa de Economia Solidária do Governo da União.

De início, as reuniões são coordenadas pelo professor Eronildo Barbosa e contam com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Assistência Social, Saúde Pública e Assuntos de Governo.

O primeiro passo é localizar e identificar todas as pessoas que vivem da coleta de materiais recicláveis, “para posterior criação de uma Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Três Lagoas, independente, mas com o apoio da Prefeitura”, informou Eronildo.

“Três Lagoas é uma cidade privilegiada, pelas múltiplas oportunidades de emprego e geração de renda, que surgem a cada dia. Por isso, acreditamos ser pequeno o número de pessoas que irão participar e a tendência é que esse número caia gradativamente”, prevê o professor.

Por outro lado, por ser também uma Cidade rica na produção industrial e no consumo, por meio do comércio, “as pessoas que trabalham como catadores de materiais recicláveis têm oportunidade de melhorar sua qualidade de vida, bastando organizá-las e orientá-las no conhecimento do mercado, legislação e geração de renda”, resumiu Eronildo.

Ele antecipou que a execução do Projeto de Inclusão e Organização Social dos Catadores, além da ativa participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que prevê também a execução da Coleta Seletiva de Lixo, tem como importante parceiro o trabalho da Assistência Social, “para identificar e orientar as pessoas que trabalham com materiais recicláveis”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário