terça-feira, 2 de abril de 2013

PE: Novo sistema de transporte do estado prevê cooperativas nas linhas intermunicipais

 
O presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), Amaro João da Silva, afirmou, na última quarta-feira (27/03) que o novo sistema previsto para operar em 2014 terá a atuação de cooperativas no transporte intermunicipal. Essas serão contratadas por meio de processo licitatório, diferente do que acontece hoje com cessões e concessões de linhas. A informação foi divulgada durante o 1º Encontro das Cooperativas Pernambucanas do Ramo Transporte, momento da posse dos membros da Federação das Cooperativas de Transportes de Pernambuco (Fecootranspe).

Amaro João, que está à frente da EPTI desde 2012, falou da importância do novo sistema para atender às demandas do Estado: “Nos últimos 10 anos, Pernambuco se sobressaiu no crescimento e encontra-se com percentual acima da média nacional. O sistema atual de transporte está defasado e precisa se atualizar para acompanhar o seu crescimento”, afirmou. 

Para desenvolver a ideia, foram pesquisados sistemas de transporte de outros estados, a exemplo dos de Minas Gerais e Ceará, e, a partir daí, realizaram-se os estudos e o primeiro diagnóstico da situação do transporte no Estado, etapa que foi concluída em dezembro do ano passado. Em maio deste ano, iniciam os trabalhos para ouvir entidades, órgãos e a sociedade em geral acerca do transporte por meio de audiências públicas. 

No novo sistema, as regiões de desenvolvimento de Pernambuco serão consideradas, assim como as cidades-pólo e as necessárias linhas alimentadoras “Pela viabilidade econômica apontada, a interligação entre municípios e de municípios para pólos precisa ser feita por veículos menores, por cooperativas. A mensagem do governo do Estado é que vamos precisar das cooperativas neste novo sistema de transporte”, afirmou Amaro João.

Durante o Encontro, o presidente também falou sobre a Federação do Ramo Transporte “A criação da federação já aponta a necessidade de organização em nível de estado”, e complementou: “A cooperativa é a saída inclusive para a crise econômica que vivemos no Brasil”. Para o presidente da Fecootranspe, Alex Sandro Silva, este é o momento de as cooperativas se prepararem para atender as novas demandas. “Só quem estiver pronto para investir no transporte de qualidade ficará no sistema”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário