terça-feira, 29 de setembro de 2015

Ações integradas garantem desenvolvimento sustentável na Serra do Guararu

 

As Secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Cultura apresentam ações para serem implementadas na área de preservação ambiental localizada na região conhecida como Rabo do Dragão

  O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal da Serra do Guararu desenvolve ações para conciliar a conservação do meio ambiente com o ser humano, ou seja, o desenvolvimento sustentável da região conhecida como Rabo do Dragão. Na última semana, representantes das secretarias municipais de Cultura e Turismo participaram da reunião mensal e apresentaram propostas que visam a melhoria na infraestrutura do local, com foco nos visitantes e turistas.
A integração intersecretarial nesse processo busca articular os passos necessários para atingir os objetivos traçados pela APA, levando em conta os patrimônios culturais e turísticos e os relevantes atributos ambientais da Serra do Guararu. Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, presidente do Conselho, a proposta é sempre a favor da utilização de meios ambientalmente corretos.
“O Conselho gestor canaliza e articula ações dos diversos atores em prol do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida da população local, de forma socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente correta; visando o aprimoramento turístico da região”, disse.
A secretária de Turismo apontou como uma das novas propostas a revisão do material Rotas do Dragão, com especial atenção aos atrativos presentes na Serra do Guararu, incluindo reciclagem do Programa de Monitores Locais e a promoção das Marinas Nacionais certificada com a Bandeira Azul.
Além disso, o novo escopo de trabalho da Secretaria prevê a promoção da APA Serra do Guararu sob o título Estrada Turística, conforme Decreto de 2012, ampliando a visibilidade do espaço, assim como, efetuar a revisão da sinalização turística e melhoria da infraestrutura geral de acesso e segurança aos visitantes da região.
Já a Secretaria de Cultura apresentou como ações a criação das leis que reconhecem e protegem o patrimônio, como edificações, comunidades e bens naturais de interesse de preservação em âmbito municipal e estadual. Quanto à infraestrutura, a secretaria busca pela entrada da trilha de acesso às Ruínas da Ermida do Guaibê com guarda-corpo e iluminação e do serviço de conservação. Outra proposta apresentada foi a implantação do Programa de Economia Criativa, que regulamentará a Feira de Artesanato da Prainha Branca.
Representando a Associação Amigos Vila Nova Perequê no Conselho, Miguel Pedro de Arruda, mostrou-se entusiasmado com os avanços propostos na reunião. “O casamento está dando certo. A parceria entre as secretarias é o que a gente precisa. Estamos vendo mudanças significativas”, disse Arruda.
Segundo o gestor do Instituto Litoral Verde, Lauro Andrade de Oliveira, o trabalho intersecretarial é de extrema importância. “Na mais recente reunião tivemos a oportunidade de acompanhar as ações de outras secretarias no que diz respeito a Serra do Guararu. Esta é uma oportunidade não só de observar como o Poder Público pensa a Unidade de Conservação, mas também de realizar o acompanhamento dessas ações e instigar para novos avanços na região”, disse, ressaltando as riquezas da Serra do Guararu.
“Ali temos sítios arqueológicos, ruínas e trilhas. O potencial cultural e turístico é inerente à unidade de conservação e esta parceria inevitavelmente nos levará a bons resultados”, concluiu.
Outras pautas
Na reunião de setembro, a Associação de Moradores Caiçaras e Amigos da Serra do Guararu (AMORCA) divulgou a 3ª Campanha de Castração na Serra do Guararu, que será realizada até o fim de novembro. Segundo a bióloga responsável, Gabriela Rodrigues, é importante fazer controle populacional dos animais domésticos dentro da área de preservação.
“Os gatos ferais inseridos nesse ambiente causam desequilíbrio da fauna, porque eles se alimentam dos animais que ali vivem”, explicou. Até o momento, já foram realizadas 48 castrações de gatos pertencentes à região e mais 100 estão previstas.
APA – Concebida por meio do decreto 9.948/2012, a APA tem como objetivo proteger as diversidades biológicas, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso de recursos naturais do local. A APA da Serra do Guararú é uma categoria de Unidade de Conservação Sustentável que permite atividades de interesse ambiental, turístico e paisagístico. A finalidade é ordenar a ocupação de uma área que ainda possui características naturais relevantes, como forma de minimizar os impactos ambientais e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades e do turismo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário