terça-feira, 29 de setembro de 2015

Ambev promove consumo responsável em Cuiabá

  
 
100 funcionários da companhia em Mato Grosso visitarão bares e restaurantes para passar a mensagem do consumo consciente de bebidas alcoólicas a donos e garçons;
Cervejaria também realizará ações de conscientização em frente a faculdades da capital;
Dia de Responsa chega a sua sexta edição e acontece em 25 países
Nesta sexta-feira (18), 100 colaboradores do Centro de Distribuição Direta da Ambev de Cuiabá participarão do Dia de Responsa, data criada pela companhia para celebrar o compromisso diário com o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Os funcionários paralisarão suas atividades diárias para difundir a mensagem de consumo consciente a donos de bares, restaurantes e supermercados. A cervejaria também promoverá a ação chamada de Blitz de Responsa nas proximidades da Universidade de Cuiabá (Unic) e do Centro Universitário Cândio Rondon (Unirondon), a fim de conscientizar os consumidores.
Para dar início às atividades do Dia de Responsa, o time da Ambev em Cuiabá promoverá o Curtisom de Responsa hoje, a partir das 18h, no Bar Uvas Verdes, na Avenida Beira Rio. O objetivo da iniciativa é conscientizar o público sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e da importância de não consumir em excesso ou associado à direção.
Em diversas cidades do País, toda a diretoria da Ambev sairá às ruas para conversar pessoalmente com donos e funcionários dos estabelecimentos comerciais. Em São Paulo, por exemplo, Bernardo Paiva, presidente da companhia, visitará bares e restaurantes da capital. Criado há seis anos, o Dia de Responsa reafirma o compromisso diário da cervejaria com a promoção do consumo responsável de bebidas alcoólicas e engaja, no Brasil, mas de 34 mil funcionário. A data também é comemorada nos outros 24 países onde o grupo Anheuser-Busch InBev atua.
A Ambev e o consumo responsável

A Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há mais de 12 anos. Desde 2003, a companhia acompanha as discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Naquele ano, a empresa lançou o pioneiro Programa Ambev de Consumo Responsável.

As ações da Ambev têm o objetivo de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores; promover a segurança viária; e incentivar o consumo moderado.

Além do programa de treinamento em práticas de consumo responsável que a Ambev promove para profissionais de bares, restaurantes e eventos de todo o Brasil, batizado de Bar de Responsa, a companhia possui ainda os projetos: Na Responsa!, Supermercado de Responsa e Papo em Família.

O Na Responsa! começou em 2010 e hoje reúne 22 ONGs de quatro estados brasileiros. Desde a sua criação, o projeto conseguiu impactar mais de 18 mil jovens diretamente, reuniu mais de 106 mil pessoas em eventos do programa e impactou 7,8 milhões de pessoas com ações de comunicação. Com apoio, orientação e acompanhamento da Ambev, cada uma das ONGs desenvolve um trabalho diferenciado de acordo com a realidade local para conscientizar os menores de idade que eles não devem beber.

Regularmente, a Ambev realiza o Seminário Social, evento em que todas as ONGs se reúnem para apresentar os resultados de suas ações, discutir os desafios atuais, cocriar novas ideias e soluções e também compartilhar melhores práticas. Por meio do Na Responsa, a Ambev tem encontrado iniciativas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo de serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais. Essas ferramentas têm colaborado com a elaboração de políticas públicas voltadas para o uso consciente do álcool.

O Supermercado de Responsa é uma parceria com redes de supermercados que visa evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas nesses estabelecimentos do país. A Ambev desenvolveu um software que, instalado nos caixas das lojas de supermercado, identifica os códigos de barra das bebidas alcoólicas. Quando isso ocorre, o operador do caixa recebe um aviso na tela para solicitar um documento que ateste a maioridade do consumidor. Com o documento em mãos, o funcionário insere a data de nascimento do cliente e, comprovada a idade superior a 18 anos, a venda é autorizada.

Já o Papo em Família é um projeto lançado em 2013 para orientar os pais a prevenir o consumo de álcool por seus filhos menores de 18 anos. O programa foi criado em parceria com a Maurício de Sousa Produções e conta com uma série de materiais didáticos multimídia, todos ilustrados pela Turma da Mônica Jovem e pela da Turma da Tina

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