terça-feira, 29 de setembro de 2015

Para ONU, desenvolvimento sustentável depende de turismo

 
A cúpula das Nações Unidas, reunida na última sexta-feira (25), em Nova York (Estados Unidos), reconheceu o Turismo como atividade essencial para o desenvolvimento sustentável no mundo.

 

Entre os 17 objetivos e 169 metas para serem cumpridos até 2030, o setor foi considerado essencial na geração de empregos e promoção de culturas regionais, além de possuir caráter estratégico que possibilita a monitoração dos impactos e gestão de recursos naturais.

“O turismo tem grande potencial de gerar renda e desenvolver comunidades locais, valorizando o patrimônio genuíno do País”, avaliou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, durante o encontro.

A sustentabilidade aparece como uma das premissas do Ministério do Turismo. Desde 2004, a pasta desenvolve ações de incentivo e promoção de práticas sustentáveis no setor, como o Programa de Regionalização, Programa Talentos do Brasil Rural, Viaje Legal, Produção Associada ao Turismo e Programa Turismo Acessível.

Em 2013, o Ministério também lançou o Programa Turismo Sustentável e Infância com foco no combate à exploração de crianças e adolescentes no turismo nacional. Por meio da campanha, foram distribuídos mais de 720 mil informativos, atingindo cerca de 110 mil pessoas em todo o Pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário