terça-feira, 29 de setembro de 2015

Técnicos de Alagoas conhecem projetos locais de Economia Solidária

 

As iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Teresina no âmbito das Economias Solidária e Criativa têm sido referência para outros órgãos regionais que fomentam ações nessas esferas.
 
Um dos exemplos está sendo a visita técnica de representantes do Sebrae no Estado de Alagoas e da Prefeitura de Maceió aos empreendimentos incentivados através da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest). Na manhã dessa terça-feira (22) o gestor da referida secretaria, Olavo Braz, esteve na sede do Sebrae-PI com o grupo para apresentar alguns dados, compartilhar experiências e fazer uma breve explanação sobre os projetos locais que estão sendo apoiados.
 
Na lista de projetos que devem ser visitados pela equipe, entre terça e quarta-feira (23), estão o Banco Popular de Teresina, Lavanderias Comunitárias, Centros de Produção, Polo Cerâmico do Poti Velho, Hortas Comunitárias, Shopping da Cidade, Shopping Natureza e Programa Lagoas do Norte – projeto Lagoas Digitais.
 
Durante a apresentação ao grupo, uma das colocações feitas pelo secretário Olavo Braz foi sobre o protagonismo da mão-de-obra feminina para o desenvolvimento da Economia Solidária em Teresina. “Trabalhamos com uma faixa de mão-de-obra que foi historicamente esquecida, menos favorecida, que é aquela desenvolvida por mulheres. A exemplo disso temos as Lavanderias Comunitárias e os Centros de Produção, que são, em sua maioria, conduzida pelo belo e árduo trabalho feito por elas”, pontua o gestor.
 
Ele acrescentou ainda que as experiências apresentadas e elogiadas é o resultado do empenho da Prefeitura de Teresina em buscar promover a geração de alternativas de trabalho, renda e inclusão social na capital. “São projetos que estão dando certo porque nós não trabalhamos com a dominação dessas pessoas, mas sim com a emancipação da pequena produção. Esse é o nosso papel: fazer que essas pessoas se tornem independentes”, completou o secretário municipal de Economia Solidária, Olavo Braz.
 
A diretora de Empreendedorismo da Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária da Prefeitura de Maceió, Dyslene Teles, ao conhecer um pouco do histórico dos nossos Centros de Produção, compartilhou que, diferente de Teresina, a capital do Alagoas não possui espaços como esses, destinados para mulheres realizarem suas atividades de Economia Solidária, pois muitas delas fazem sua produção em suas casas.
 
O gerente da Unidade de Atendimento Individual e Mercados do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda, também apontou o trabalho de capacitação que vem sendo feito pelo órgão em parceira com a PMT junto aos pequenos empreendedores de Teresina, a exemplo de consultorias no Shopping da Cidade e no Polo Cerâmico do Poti Velho.
 
O grupo que está visitando as experiências exitosas desenvolvidas na capital é composto pela gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae em Alagoas, Filomena de Fátima; pela secretária adjunta de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) da Prefeitura de Maceió, Juliana Vergetti; pela diretora de Empreendedorismo da Semtabes, Dyslene Teles; e pelo gestor do Projeto Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) – Regiões Urbanas de Baixa Renda do Sebrae em Alagoas, Carl William.

Nenhum comentário:

Postar um comentário