segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

10 mitos e verdades sobre economia de energia e consumo consciente

 

 

Muito se ouve falar sobre consumo consciente de energia, mas para algumas pessoas o tema ainda é pouco conhecido. O consumo consciente nada mais é que usar a energia de forma responsável, pensando nas consequências sobre a qualidade de vida de outros indivíduos e também das futuras gerações. Para esclarecer melhor o tema, veja alguns mitos e verdades sobre o tema:

1. Lâmpadas amarelas incandescentes iluminam mais - VERDADE
O que importa para o consumo de energia de uma lâmpada é a potência e a quantidade de lumens (lm), ou seja, nada tem a ver com a temperatura de cor.

2. Chuveiro e ar-condicionado 220 V gastam menos energia que os de 110 V -MITO
A diferença no consumo de energia entre aparelhos 220 V e 110 V é mínima e não afeta de maneira significativa no gasto. No entanto, ligando, por exemplo, o chuveiro em 220 V a corrente do circuito será menor, o que nos possibilita adquirir um condutor mais barato. Os fios usados podem ser mais finos e as "perdas" menores.

3. Fazer emendas no chuveiro elétrico aumenta a conta de luz - VERDADE
Essas adaptações, além de serem perigosas, causam aumento do consumo e danos ao chuveiro e à instalação elétrica. O recomendado é usar sempre resistências originais, lembrando de verificar a potência e a voltagem correta do equipamento.

4. Economia de água gera economia de energia elétrica - VERDADE
Para levar água até os apartamentos, é necessário o uso de uma bomba que consome energia. Quanto menor o consumo de água, neste caso, menor o gasto de energia. Outra dica para economizar na água e na energia é checar possíveis vazamentos, como nas descargas, torneiras, etc.

5. Secar roupas e panos na parte traseira da geladeira aumenta o consumo -VERDADE
O hábito de secar roupas na parte traseira da geladeira sobrecarrega o aparelho e aumenta o consumo. O ideal é manter a área livre para circulação de ar.

6. Instalar o ar-condicionado em qualquer local não influencia no consumo de energia - MITO
O ideal é instalar em locais mais altos da parede para refrigerar o ar quente e evitar a incidência direta do sol para realizar melhor as trocas térmicas. Dessa forma, opte por um local onde o sol bata menos horas durante o dia.

7. É melhor passar as roupas aos poucos do que todas de uma vez - MITO
O que gasta mais energia é o aquecimento constante do ferro, por isso o ideal é acumular todas as roupas e passá-las de uma só vez. Aproveite ainda para passar as peças delicadas no início ou no final do processo, aproveitando enquanto o ferro aquece e esfria.

8. Os equipamentos elétricos como TVs e micro-ondas plugados na tomada, mesmo quando desligados, consomem energia - VERDADE
Uma boa opção de economia é desconectar os aparelhos da tomada, pois mesmo os melhores equipamentos desligados, mas plugados, gastam energia. Uma dica para aparelhos relacionados, por exemplo, TV, DVD, modem de TV a cabo ou satélite, é ligá-los todos a uma só "régua" de tomadas. Dessa forma, basta desligar a régua ao fim do dia para economizar.

9. Deixar o ar condicionado em temperatura ambiente economiza energia -VERDADE
Uma dica é usar o ar em uma temperatura confortável, entre 23 e 25 graus, evitando, assim, que o equipamento trabalhe mais para deixar o ambiente mais frio.

10. Deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso - MITO
Se as pausas entre os usos forem longas, mais de uma hora, o ideal é desligar tudo. Se puder optar entre um computador desktop e um laptop ou notebook prefira esses últimos, que são muito mais econômicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário