sábado, 9 de janeiro de 2016

Associação ganha terreno para montar central de reciclagem de resíduos da construção civil em Joinville

 

Resíduos serão reciclados por apenados da penitenciária e transformados em lajotas

Caçambeiros se reuniram na tarde desta segunda-feira com o prefeito Udo DöhlerFoto: Salmo Duarte / Agencia RBS
prefeito Udo Döhler se reuniu no início da tarde desta segunda-feira com representantes da Associação Joinvilense de Condutores de Transportes de Resíduos (Ajoctre) para assinar uma lei que permite a entidade de usar um terreno anexo àPenitenciária Industrial para a implantação de uma central de reciclagem de resíduos da construção civil.

 

Com o projeto, os caçambeiros não vão precisar mais pagar para propriedades particulares para depositar os resíduos. Eles terão uma área específica de 16,5 mil m² para fazer o descarte dos materiais de construção civil, que serão reciclados por 80apenados da penitenciária, em parceria com o Governo do Estado.

— É um modelo único que mostra a preocupação com a reciclagem. Antes, havia um impacto ambiental oneroso, mas se transformarmos os resíduos em lajotas resolvemos esse problema e ainda há toda a importância da ressocialização dos apenados — explica o prefeito.

A expectativa é de que a nova área para descarte esteja pronta em março, já que ainda falta o licenciamento ambiental para a obra, o que deve sair no próximo mês. Hoje, os 25 associados da Ajoctre têm 57 caminhões que transportam cerca de 300 toneladas de resíduos por dia. 

— A nossa expectativa é de produzir cerca de dez quilômetros de lajotas por mês, que vão poder ser usadas nas ruas de Joinville — conta Gilson Holz, presidente da Ajoctre.

O projeto ainda prevê que a população seja beneficiada com a redução do custo para a colocação de lajotas nas ruas. Os interessados poderão dar a contrapartida com o custo do cimento para poder usar o material produzido a partir da reciclagem dos resíduos. A solicitação terá que ser feita junto à Prefeitura, que ainda vai definir como será o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário