segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

- Consumo consciente: fique ligado no ajuste correto do termostato da geladeira

 

Termostato é um dispositivo que controla a temperatura interna do equipamento. Prestar atenção no uso correto do termostato da sua geladeira pode ajudar a reduzir a conta de energia    
Você sabe o que é um termostato? Esse mecanismo, muitas vezes esquecido pelos consumidores, controla as variações de temperatura de um sistema. Nos nossos lares, os equipamentos mais usados que dispõem desse dispositivo são a geladeira e o ar-condicionado. Parece sem importância, não é? Mas ficar atento ao ajuste correto da temperatura do termostato pode te ajudar a reduzir os gastos com energia no fim do mês. É o que chamamos de consumo consciente.

Para conseguir o melhor desempenho possível do dispositivo, a dica da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) é prestar atenção em algumas características. “Em relação ao consumo consciente, recomendamos que o consumidor escolha a temperatura adequada da geladeira levando em conta dois fatores: a temperatura externa (verão/inverno) e a quantidade de alimentos dentro do eletrodoméstico”, explica Thiago Figueiredo, engenheiro de eficiência energética da Celpe.

No nosso verão, por exemplo, o ideal é ajustar o termostato da nossa geladeira na potência ‘média’ ou ‘máxima’. Já no inverno, a recomendação é optar pela ‘mínima’ ou ‘média’. “Pensemos no seguinte cenário: um consumidor solteiro, que mora sozinho, com uma geladeira praticamente vazia, já que se alimenta mais na rua do que em casa. Ele coloca a temperatura do termostato no mínimo, ou seja, na máxima potência. É muita potência para pouco alimento dentro do equipamento. E piora a situação se for no inverno. Por isso, ao ajustar corretamente a regulagem da temperatura interna, consequentemente o consumidor chega na potência ideal de uso do equipamento”, alerta Figueiredo.
Todas as geladeiras presentes no mercado vêm com termostato, cada modelo com diferentes ícones que alertam ao consumidor as temperaturas internas do equipamento. Se não souber como manusear o dispositivo, é só consultar o manual de instruções do aparelho. Então, fica a dica: o ajuste correto do termostato é mais um hábito consciente de consumo de energia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário