segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Redes digitais fortaleceram empreendedorismo social em 2015

 


 


Indispensável no mundo corporativo, o uso de redes sociais é hoje uma estratégia fundamental também para o empreendedorismo social. Um exemplo disso é o Nossa Maceió, que durante 2015 criou diversas ações online que tiveram reflexo direto no contexto social da capital alagoana.
O Nossa Maceió é uma rede de relacionamento, que se utiliza das redes sociais, para criar soluções inovadoras para os problemas sociais que afetam o dia a dia do maceioense.
Segundo o idealizador do projeto, João Victor Catunda, o projeto é formado por um grupo de pessoas apaixonados por Maceió e que tem como principal objetivo propor melhorias e projetos para a cidade. “Através das redes sociais, nós disponibilizamos um espaço dinâmico, que visa discutir assuntos e buscar soluções rápidas e práticas para os problemas do cotidiano”, explicou.
Dentro das ações sociais criadas inicialmente nas rede sociais está a campanha para arrecadação de recursos para duas Organizações Não Governamentais (ONG’s): Neafa e Instituto Arthur Amorim. “Estamos vendendo bonés com a nossa marca, que criou uma adesão muito grande no começo do ano, e parte do recurso será doada para estas duas instituições”, enfatizou João Catunda.
Outra ação desenvolvida pelo projeto foi realizada nas praias de Maceió, que juntou voluntários através das redes sociais para compor um mutirão de limpeza da cidade. Cerca de 30 participantes compareceram à orla da Pajuçara.
“Conseguimos atrair nessa ação gente de todas as áreas e idades. Todo mundo foi voluntário. A gente continua divulgando a ideia nas redes sociais pra que nas próximas ações mais gente veja e se interesse em participar também para aumentar a conscientização das pessoas, para que zelem mais pela nossa cidade e pelas belezas dela", disse Catunda.
Ações sociais
Com o objetivo de elevar as notas das escolas municipais no ranking do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica – IDEB, o Nossa Maceió utilizou as redes sociais para arrecadar e entregar material escolar e ventiladores para a Escola Municipal Pedro Barbosa Júnior, localizada no bairro Cruz das Almas.
As doações integraram o cronograma da ação Abrace uma Escola, que visou auxiliar na melhoria do ensino público da capital alagoana. O levantamento das necessidades da escola foi efetuado em conjunto com a diretoria, durante reuniões e visitas realizadas no local.
Observando ainda as redes sociais, o Nossa Maceió criou uma forma para que os seus seguidores pudessem fazer doações de roupas para a ação The Street Store. “Por conta das demandas que estavam chegando ao nosso projeto através das redes sociais, decidimos fazer um sistema tipo delivery. Bastava que as pessoas separassem as roupas que iriam doar, que nós buscávamos em suas residências para levar para o local de doação”, explicou João Catunda.
Tá bom, mas tá caro
As redes sociais do Nossa Maceió ainda foram marcadas, em 2015, pela campanha Tá Bom, Mas Tá Caro, uma ação que visou informar a população sobre a alta taxa de Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (COSIP). O valor cobrado na capital alagoana chega a ser 330% mais alto do que em Aracaju, o que está pesando muito na conta final de energia.
Segundo o idealizador João Catunda, a ideia é conscientizar de que o debate sobre o assunto é importante. “Muita gente ainda nem sabe que esta taxa é cobrada e muito menos para onde o valor é destinado. Queremos aumentar o debate sobre o assunto e lembrar a sociedade do importante papel dela para transformar a nossa cidade”, enfatizou.
Os interessados em participar dos debates sobre as soluções e melhorias da cidade de Maceió podem seguir o Nossa Maceió  no Instagram (@NossaMaceio), no Facebook (Nossa Maceió) ou no Snapchat (NossaMaceio).

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