segunda-feira, 7 de novembro de 2011

COOPERATIVAS DO PARA FORNECERAM ALIMENTOS PARA MERENDA ESCOLAR

O governo do Estado efetivou na sexta-feira (21) uma importante ação de impulso ao desenvolvimento regional, ao mesmo passo em que apresentou novidades ao cardápio da alimentação escolar já a partir deste mês. Como parte da programação do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/ 2012, o secretário de Estado de Educação, Cláudio Ribeiro, assinou contrato com sete associações e cooperativas representantes da agricultura familiar de várias regiões parenses.


O ato protocolar, testemunhado pelo governador Simão Jatene e pelo ministro de Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, garante que as escolas da área metropolitana de Belém sejam beneficiadas pela alimentação escolar com 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ,que serão destinados à aquisição de produtos da agricultura familiar ou de empreendedores rurais. O percentual é determinação da Lei n° 11.947/ 2009. Serão investidos R$ 20 milhões para os exercícios 2011-2012.


Simão Jatene ressaltou que a compra dos produtos agrícolas vai chegar às gestões municipais e movimentar a economia local. “Essa compra já vem sendo feita pelas escolas e agora vai chegar às prefeituras. A merenda será adquirida dessa produção e é importante para economia e geração de renda”, destacou o governador.


Produção - A partir de agora, frutas como banana e tangerina, e também sucos de maracujá e goiaba, além de folhas como couve e ingredientes como pimentinha verde e cheiro verde passam a integrar o cardápio das escolas localizadas na Região Metropolitana de Belém. Mostras desses produtos estão em exposição no estande da Seduc durante o Frutal. “Conseguimos obter um bom resultado em pouco tempo, mas o mais importante é que estamos transformando o programa de alimentação escolar, que é um programa de desenvolvimento regional”, defendeu Cláudio Ribeiro.


Exemplo da dinâmica proporcionada pela aquisição dos produtos da agricultura familiar vem de Capitão Poço, no nordeste do Pará, de onde Amaury Ramalho, 25 anos, que cultiva tangerina e laranja, agora é fornecedor do Estado e integra a Associação Ourém Feliz. Serão mais de 155 toneladas de tangerina semanalmente, cultivadas por cerca de 100 famílias. “É uma iniciativa inédita, mostrando o interesse com a agricultura familiar, o que movimenta o município. Uma proposta inédita de interesse econômico e geração de renda”, disse o associado.


Produtor em São Caetano de Odivelas, o representante da Associação de Produtores da Atung e Localidades Vizinhas (Apalv), Mário Peixoto, não escondia a satisfação. “Agora estamos mais unidos por esta oportunidade do governo do Estado de trabalhar e participar do Pnae. Em pouco tempo o governo conseguiu implantar isso. Temos cliente com dinheiro na mão, disposto a comprar e pagar. Estamos satisfeitos”, avaliou. As associações e cooperativas que fazem parte do contrato são as de São Caetano de Odivelas, Vigia, Capitão Poço, Tomé-Açu, Bujarú, Tucuruí, Breu Branco, Goianésia e Curuçá.


Para o secretário especial de Promoção Social Nilson Pinto, a aquisição de ingredientes para a merenda escolar oriundos da agricultura familiar ajuda a diminuir a pobreza e a desigualdade social. “Esse programa faz com que o Estado possa distribuir mais o dinheiro usado para compra da merenda escolar. Com isso, estamos acrescentando uma renda média para cada família de algo em torno de R$ 10 mil”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário