terça-feira, 8 de novembro de 2011

COOPERATIVISMO EM MANAUS

O cooperativismo tem se consolidado em Manaus como uma forte alternativa de organização de vários segmentos econômicos, beneficiando direta e indiretamente aproximadamente 35 mil famílias na cidade. São 145 cooperativas no Estado, das quais 89 estão na capital, distribuídas nos ramos: Agropecuário, Crédito, Transporte, Trabalho, Consumo, Saúde, Educacional, Habitacional, Produção, Turismo e Lazer.


Assim como Manaus que a cada ano vem se consolidado como centro financeiro, corporativo e econômico, e se destacando como uma das principais capitais do Brasil, o cooperativismo também está evoluindo e contribuindo para o equilíbrio de recursos e oportunidades na capital.


A primeira cooperativa de Manaus registrada no Sindicato e Organização das Cooperativas do Brasil no Estado do Amazonas (OCB/AM) foi a Cooperativa Agrícola Mista Efigênio Sales Ltda. (Cames), com registro do ano de 1973. De lá pra cá, o cooperativismo evoluiu e através do Serviço Nacional no Estado do Amazonas (Sescoop/AM), o Sistema OCB-Sescoop/AM desenvolve ações de formação profissional, promoção social e monitoramento, difundindo a doutrina e a filosofia cooperativista, como forma de desenvolvimento integral das pessoas.


“Em 2011, 6 mil pessoas já foram atendidas em ações do Sistema Cooperativista”, declarou Petrucio Magalhães Júnior, presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, em apresentação realizada durante o Encontro Anual do Cooperativismo Amazonense. Segundo ele, com o apoio de instituições parceiras o cooperativismo vem investindo na sustentabilidade das sociedades cooperativistas, e isso tem favorecido os resultados dessas organizações.


“O cooperativismo promove a cidadania econômica ao permitir que as pessoas possam prover a si próprias dos mecanismos de produção e distribuição da riqueza. Dessa forma, acreditamos numa Manaus mais desenvolvida e justa para todos que aqui se estabelecem”, conclui Petrucio Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário