domingo, 12 de fevereiro de 2012

COOPERATIVASDE RECICLAGEM SERÃO LEGALIZADAS EM MARINGÁ

Em uma reunião ocorrida nesta sexta-feira (10) em Maringá, cooperativas de reciclagem, Prefeitura de Maringá e demais órgãos envolvidos no projeto assumiram prazos para a legalização e estruturação do serviço das cooperativas na coleta de recicláveis na cidade.


Segundo o secretário de Meio Ambiente e de Saneamento, Leopoldo Fiewski, apenas uma cooperativa de reciclagem possui todos os documentos que permitem ao município um apoio mais efetivo e a busca de recursos através de projetos sociais. "A meta é agilizar a legalização de todas as cooperativas", adianta Fiewski.

Responsabilidades
Cada órgão envolvido assumiu uma responsabilidade. As secretarias de Meio Ambiente e de Saneamento vão trabalhar na estruturação dos imóveis ocupados pelas cooperativas. Será solicitada a liberação de uma área dentro do antigo aterro controlado, para a instalação de duas cooperativas. A Secretaria de Saúde estendeu o prazo para a readequação sanitária das cooperativas e vai acompanhar o trabalho.

A Unitrabalho, a UEM e a Procuradoria do Trabalho vão viabilizar a legalização das cooperativas que não estão com a documentação exigida em dia, como licença ambiental e sanitária, alvará de funcionamento, e orientar os cooperados sobre o cumprimento das normas de medicina e segurança do trabalho exigidas pelo Ministério do Trabalho. A legalização, explica Fiewski, permite que o município amplie a ajuda às cooperativas, que também podem receber recursos e benefícios como cursos de capacitação para os cooperados.

Participantes
Participaram da reunião secretarias municipais, Procuradoria do Trabalho, Unitrabalho, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Grupo Spaipa, além de representantes de sete cooperativas e dos órgãos envolvidos na ação que estabeleceram metas e prazos a serem cumpridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário