domingo, 12 de fevereiro de 2012

NESTLÉ PROPOE PARCERIA COM COOPERVIVA

Equipe composta pela Secretarias Municipal de Ação Social de Rio Claro, Sepladema e Unesp receberam, na tarde da última quinta-feira (09), dois representantes da associação Compromisso Empresarial para Reciclagem – Cempre, sediada em São Paulo. A finalidade da visita foi colher informações e conhecer “in loco” a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Claro – Cooperviva, que recebe apoio da Prefeitura Municipal desde sua fundação.

Após a pesquisa, os técnicos Ivo Milani e Talita Alves Ribeiro, enviados pela Nestlé, por meio do Cempre, compromissaram-se a desenvolver um projeto que contemple a cooperativa com equipamentos prioritários para agilização do trabalho dos catadores.

Além dos barracões da Cooperviva na Vila Martins e no Distrito Industrial, a Cempre visitou também as instalações do Centro Público de Economia Solidária, na Unesp Santana, e o departamento de Geografia da Unesp Bela Vista, a convite do professor Áureo Mendes, coordenador do Projeto Mapeando os Papéis Sociais. O projeto da Unesp é realizado em parceria com o Programa de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Ação Social.

A primeira avaliação dos técnicos do Cempre é positiva e prevê a doação de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), prensa, balança eletrônica, paleteira, picotadeira e carrinho elétrico para transporte dos fardos. A previsão é que os equipamentos sejam entregues no primeiro semestre de 2012.

“Ficamos impressionados com o apoio que a Prefeitura de Rio Claro dá à Cooperativa e com a forma com que fomos recebidos pela equipe, que colocou à nossa disposição toda documentação e informações necessárias”, diz Ivo Milani.

Para a Secretária Municipal de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira, a parceria com a Nestlé vem em bom momento: “Após oito anos de crescimento ininterrupto, a Cooperviva passou momentos difíceis, teve seu espaço de trabalho reduzido, mas sobreviveu devido à força de suas mulheres guerreiras. Agora, nesta administração, estamos apoiando novamente a Cooperativa, que ganhou recentemente um novo barracão, onde recolhem e fazem triagem de 60 toneladas de recicláveis ao mês, o que significa 30% da coleta do Município”.

Regina Ferreira da Silva, diretora do departamento de Resíduos Sólidos da Sepladema vê com bons olhos a parceria: “Já temos o apoio da Tetra Park, também integrada ao Cempre, que muito tem nos ajudado. Com a vinda da Nestlé poderemos dar melhores condições de trabalho aos 30 catadores que trabalham na Cooperviva e assim aumentar a coleta seletiva no município”.

Já a vice-presidente e a presidente da Cooperviva, Maria Aparecida de Oliveira e Inair Francisco da Rocha Marcelino, mostraram-se muito entusiasmadas com a nova parceria e listaram as prioridades dos catadores.

Sobre o Cempre

O Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Fundado em 1992, O Cempre é mantido por empresas privadas de diversos setores.

O Cempre trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados. Os programas de conscientização são dirigidos principalmente para formadores de opinião, tais como prefeitos, diretores de empresas, acadêmicos e organizações não-governamentais (ONG's).

Nenhum comentário:

Postar um comentário