sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

unitau desenvolve programa de coleta seletiva

Depois de desenvolver o Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura (PROL), em parceria com a Sabesp, a Universidade de Taubaté (Unitau) amplia suas ações socioambientais, retornando com o programa de coleta seletiva dentro da Instituição.

A ação, que volta a acontecer a partir do dia 10 de fevereiro, contará com um primeiro ponto fixado no Campus do Bom Conselho. A previsão é que o programa se estenda gradativamente, com a implantação de outros pontos pela Universidade, abrangendo todos os setores.

Todo resíduo obtido será recolhido semanalmente pelo caminhão de coleta seletiva da Prefeitura Municipal de Taubaté. A instrução é que o lixo seja separado entre os coletores azuis, com o lixo reciclável, e cinzas, com o lixo orgânico.

Além de promover ações ambientais, o projeto idealizado pela Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Administração (PRA), também tem o cunho ambiental. Assim como no recolhimento de óleo, que é destinado à Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (AVAPE), que comercializa o produto para arrecadação de recursos para o desenvolvimento de suas atividades, todo lixo arrecadado será destinado a dois grupos, com a finalidade de gerar renda e subsistência a dezenas de famílias.

A Associação de Catadores Amigos do Santa Tereza e a Associação Reciclando, do bairro Vila Marli, serão as cooperativas responsáveis pela reciclagem de todo o lixo coletado pela Unitau.

Para o Prof. Dr. Paulo Fortes, coordenador do projeto, a ação reforça o compromisso que a Universidade em relação a questões que refletem na comunidade. “A ideia é mostrar que atitudes simples geram grandes efeitos e que os pequenos gestos de cada indivíduo formam ações positivas para o coletivo”, resume.

Servidores

Para que haja o envolvimento de toda a Universidade, dicas sustentáveis, como a economia de recursos – como água e luz, por exemplo –, serão dadas a todos os servidores, professores e alunos.

Outra ação que já está sendo aplicada é a visita de alguns servidores à Associação Reciclando. Em janeiro, cerca de quinze funcionários do IBB estiveram na sede da entidade para conhecer o projeto.

Para a supervisora de laboratórios do IBB, Domingas Barbosa, a iniciativa da Universidade em levar seus funcionários à realidade dos coletores foi um grande fator de motivação. “A reciclagem é uma boa ação em todos os sentidos. Além da preservação do planeta, o aspecto humano também é de grande relevância. Saber que o simples ato de separar o lixo orgânico do reciclável interfere [positivamente] na vida de tantas pessoas nos motiva a ser ambiental e socialmente responsáveis”, definiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário