quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

LIXO EXTRAORDINÁRIO É MOSTRADO EM HARVARD

Quando se fala em arte os limites são inexistentes. A criatividade faz com que uma simples tela em branco se transforme em uma obra de arte. Em um trabalho muito delicado e cheio de detalhes, transformar lixo em obra prima é um grande feitio. E por conta desse trabalho que recicla objetos e materiais, que até então não teriam mais utilidade, o artista plástico Vik Muniz não só mostrou ao mundo seu talento como causou um impacto com o documentário "Lixo Extraordinário", que será mostrado para os acadêmicos das maiores universidades do mundo.

Tião Santos, principal personagem do documentário embarca nesta terça-feira à noite rumo a Harvard, nos Estados Unidos, para participar da exibição do filme no Brazil Studies Program, no Tsai Auditorium, na Cambridge Street, às 18h30min, do dia 09 de fevereiro, e depois, palestrar. Ele será acompanhado ao lado das empresárias Jackie de Botton e Diana Gabanyi.

Tião é um dos líderes do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis e Presidente da ACAMJG (Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho). Com o trabalho de De Botton e Gabanyi, passou a palestrar em diversas empresas sobre a reciclagem.

O Brasil, diferente da maioria dos países, teve sua primeira Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) aprovada apenas 15 anos após os Estados Unidos, e 20 anos depois da Europa. Outro grande diferencial e complicador do País é a informalidade do mercado. Apesar de ser líder na reciclagem das latinhas (recicla 98%), este trabalho é feito 90% pelos catadores. Há mais de 1,2 milhão deles Brasil afora.

Oriunda do filme, a "Rede Extraordinária" transformou Tião Santos no rosto da campanha "Cada garrafa tem um história", da "Coca-cola", que impactou diretamente na vida de 90 catadores e alcançou um número extraordinariamente maior indiretamente.

A rede contribuiu para a reinserção dos catadores responsáveis por 90% da reciclagem no Brasil, que se transformaram em Agentes da Sustentabilidade.

Tião Santos durante a palestra em Harvard vai pontuar sobre essas questões, além de falar dos novos desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário