quarta-feira, 5 de junho de 2013

Encontro reúne autoridades cooperativas brasileiras e argentinas


 
O Sistema Sescoop/RS promoveu na última semana um encontro entre autoridades de Sunchales - munícipio da província de Santa Fé, Argentina – e representantes do cooperativismo gaúcho e do governo estadual. A reunião aconteceu na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop). Os participantes foram recepcionados com um café da manhã e depois se dirigiram ao auditório da Escoop, onde assistiram a uma apresentação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que destacou a importância do trabalho desenvolvido dentro do cooperativismo gaúcho e o crescimento do sistema dentro do PIB estadual.


Após o discurso do presidente Vergilio Perius, o diretor-geral da Escoop falou sobre a faculdade e o trabalho desenvolvido na formação de profissionais para a área de gestão de cooperativas. O prefeito de Sunchales, Ezequiel Bolatti, comparou a diferença da realidade atual existente entre Brasil e Argentina com o cenário de 20 anos atrás.


“Antes, não pensávamos que éramos irmãos. Antes, competíamos e competíamos muito. E hoje nos demos conta que competir não serve, não é útil, porque existem outros que são mais poderosos que nós”. Bolatti reforçou a necessidade do trabalho em conjunto, enfatizando que ambos ganham mais trabalhando juntos do que separados. “Se juntarmos o potencial das partes temos muito mais que apenas dois”, afirmou o prefeito.


Pela manhã ocorreu também a visita da comitiva argentina ao Sistema Sicredi Porto Alegre. Além do almoço realizado na sede da Escoop, a programação incluiu uma visita da delegação de Sunchales ao gabinete do prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, e um café alemão no Salão de Eventos do Hotel BergHaus.


O evento contou com as presenças, ainda, do presidente da Casa Cooperativa Sunchales, Raúl Colombetti, do prefeito de Nova Petrópolis - Capital Nacional do Cooperativismo - Régis Luiz Hahn, do diretor-geral da Escoop, Derli Schmidt, do presidente da Sicredi Pioneira RS, Márcio Port, o presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, do assessor técnico do Departamento de Cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ari de David, além de autoridades representativas do sistema cooperativista gaúcho e argentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário