quarta-feira, 5 de junho de 2013

Intercâmbio ao Canadá resulta em convênio de cooperação técnica

 

 


 
Representantes de dez cooperativas de Crédito de Pernambuco acabam de voltar de um intercâmbio internacional realizado pelo Sescoop/PE. O desafio agora é implantar os exemplos de boas práticas no Estado. Como resultado da capacitação, um importante convênio foi firmado, que beneficiará as mais de 200 empresas cooperativas pernambucanas e seus mais de 100 mil cooperados. De 16 a 27 de maio, o intercâmbio propiciou aos participantes uma experiência no âmbito da boa governança e da gestão com exitosos exemplos da prática cooperativa no Canadá.
Além da capacitação, propiciada pelo Sescoop/PE em parceria com o instituto Irecus, da Universidade de Sherbrooke, a oportunidade viabilizou a negociação de um convênio de cooperação técnica que beneficiará cooperativas pernambucanas de todos os Ramos.
A parceria firmada entre a OCB/PE, o Sescoop/PE e o Irecus, por meio de seus representantes, Malaquias Ancelmo de Oliveira, presidente do Sistema OCB/PE, e Michel Lafleur, diretor do instituto, consiste na realização de ações, tanto em Pernambuco quanto em Sherbrooke, que incluem cursos, estágios, viagens de intercâmbio, dentre outros, visando o aperfeiçoamento daqueles que atuam no segmento cooperativista. “O convênio é amplo, então, permite a realização de diversos tipos de capacitação, beneficiando tanto os cooperativistas pernambucanos quanto os residentes no Canadá. Este foi, sem dúvida, o ápice do intercâmbio”, afirmou Malaquias Ancelmo.
Existe ainda, por meio da parceria, a possibilidade de apoio, por parte do Irecus, à turma de pós-graduação em Gestão de Cooperativas do Sescoop/PE, que possibilitaria ainda ao participante a conquista de um certificado da Universidade de Sherbrooke. Segundo o presidente do Sistema OCB/PE, o convênio poderá ser estendido, beneficiando todo o Nordeste e mesmo outras regiões do País. “Vamos disponibilizar o convênio para a OCB nacional, de forma a ampliar a participação”, concluiu.
A experiência no Canadá incluiu cursos que abordaram políticas públicas para cooperativas, educação cooperativa, projetos e pesquisas, dentre outros temas. Além disso, os participantes tiveram contato com a experiência de cooperativas de Crédito do sistema Desjardins e também de outros Ramos, conhecendo a Federação das Cooperativas Florestais de Québec, e cooperativas singulares como a Quartier Petit Champlain, que atua com artesanato em Québec, e a Cooperativa de Estudantes de L’UQAM, de Montreal.
O intercâmbio focou aspectos da gestão e governança em dois campos: o acadêmico, com a realização de cursos na área de cooperativismo, na Universidade de Sherbrooke, e o prático, por meio de visitas técnicas a cooperativas, não apenas de Sherbrooke, mas também de Québec e Montreal. No instituto Irecus, houve espaço para explanações e discussões durante a realização dos cursos: “Fomos apresentados ao que existe de mais avançado nas teorias com referências à gestão no mundo acadêmico hoje. Um dos desafios trabalhados lá é tornar os valores do cooperativismo práticas cooperativas, diante da constatação de que existem muitas teses sobre esses valores não aplicadas ao mundo atual, portanto, ultrapassadas”, afirmou Malaquias Ancelmo.
Os dirigentes do instituto Irecus selecionaram um rol de cooperativas de diferentes Ramos para que os visitantes pudessem conhecer. Neste conjunto, incluiu-se o famoso complexo das cooperativas de Crédito Desjardins, que surgiram ainda no início do século XX como uma alternativa à população sem amplos recursos e marginalizada socialmente. Esse complexo abriga hoje centenas de cooperativas responsáveis por 40% do sistema financeiro de Québec e por 10% do sistema financeiro do Canadá. Na província de Québec, dos 10 milhões de habitantes, nove milhões são cooperados.
Os participantes conheceram também algumas ações realizadas pelas cooperativas canadenses no exercício do 7º princípio do cooperativismo, qual seja o interesse pela comunidade. Em relação às sobras, em todos os Ramos, parte é capitalizada, outra parte é distribuída e outra é encaminhada para o trabalho social, seja por meio de um projeto específico ou não.  Muitas vezes, as cooperativas desenvolvem projetos próprios, quando isso não acontece, ainda assim os recursos seguem para a causa social.
Nesse contexto, a figura de animadores cooperativos, geralmente jovens da comunidade, é fundamental, haja vista serem eles os responsáveis por fazer a cooperativa presente junto aos beneficiários. Quanto à estrutura, a criação de comitês e a separação entre o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva, que seria equivalente à gerência no Brasil, podendo ser composta por profissionais contratados, são algumas diferenças notáveis.
“O intercâmbio correspondeu às minhas expectativas pela riqueza do conteúdo do curso e das visitas técnicas, sobretudo os trabalhos técnicos que foram apresentados no âmbito do sistema Desjardins. Eles têm um fundo de reserva muito alto, que dá uma segurança na longevidade dos empreendimentos cooperativos”, afirmou Admilson Fagundes de Oliveira, vice-presidente da OCB/PE para o Ramo Crédito, que complementou: “Outro ponto interessante é o fato de eles não terem, na estrutura de governança das cooperativas, a figura do Conselho Fiscal, mas um órgão chamado de comitê de verificação ou averiguação. Na nossa realidade é diferente, pois a lei determina, expressamente, a existência  do Conselho Fiscal, que é somente subordinado à Assembleia. Seria muito bom conhecer em profundidade a estrutura dos comitês do Canadá em uma outra oportunidade”, concluiu Oliveira.
“A primeira coisa que chamou a atenção no intercâmbio foi a organização por parte do Sescoop/PE e da Universidade de Sherbrooke. Tudo aconteceu conforme o programado. Aprendemos um pouco mais sobre a estratégia do negócio, com resultados palpáveis que podemos trazer e implantar em nossas cooperativas. Já estamos formalizando uma solicitação para um outro intercâmbio, desta vez para conhecer as práticas exitosas do segmento na Alemanha”, concluiu Antônio Vinicius Ramalho Leite, membro da diretoria da Unicred do Vale do São Francisco.
O grupo de participantes deve se reunir em breve para fazer uma avaliação do intercâmbio, definindo também as ações mais relevantes que podem ser implementadas nas cooperativas pernambucanas. A avaliação deverá contemplar todos os pontos, desde o conteúdo abordado nos cursos promovidos até a estrutura do evento.  A ideia é que sejam definidos prazos para o acompanhamento das mudanças sugeridas. O último intercâmbio internacional realizado pelo Sescoop/PE foi em 2011 para Mondragón, na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário