quinta-feira, 6 de junho de 2013

Fórum Internacional de Empreendedorismo e Sustentabilidade traz novidades do mercado


 
 
 
 
 
Conhecer seu cliente, suas vontades e futuras necessidades são lições a serem retiradas dos dois dias do EMPRESAR 2013 – Fórum Internacional de Sustentabilidade e Empreendedorismo, realizado pela Escola de Negócios da Universidade Positivo (UP). O evento, que aconteceu nos dias 27 e 28 de maio, trouxe profissionais atuantes no Brasil, Europa e América do Norte para dividir suas experiências e conhecimentos e debater sobre empreendedorismo.
O foco do EMPRESAR foi a integração da academia com os setores empresarial e público, além de entidades que apoiam o empreendedor. O reitor da UP, José Pio Martins, na abertura oficial destacou a importância da reflexão sobre os três pontos-chave do evento: o empreendedorismo, a sustentabilidade e a internacionalização da discussão. Para ele, o pensamento inovador dos empreendedores pode trazer soluções para problemas sociais. O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, representante do governador Beto Richa, falou sobre a preocupação do governo do Paraná com o tema e do compartilhamento de resultados como um benefício para o estado.
A diferença entre o que é legal e moral dentro de uma empresa foi um dos temas abordados por Ricardo Catto, sócio da consultoria em sustentabilidade da Ernst & Young, na sessão plenária de abertura. Para Catto, o empreendedor deve resgatar a essência de sua empresa e responsabilidades legais para ter transparência e ética em todas as suas atitudes.
Os empreendedores também puderam falar um pouco de suas experiências no EMPRESAR. Ismael Akiyama, fundador e Chief Executive Officer (CEO) da Akiyama Soluções Tecnológicas, e Rafael Biasotto e Ivan Oliveira, donos da Uatt, falaram sobre as dificuldades em começar uma empresa com dinheiro próprio e como o crescimento contínuo adia a criação de um planejamento de negócios.
PALESTRAS REALIZADAS
Empreendedorismo Social.“Preencher o vazio entre a insuficiência do setor privado e a inabilidade do setor público é o objetivo do empreendedor social, promover a inovação e criar novos valores”, explicou o palestrante Hans Wahl, do Social Entrepreneurship Programme (INSEAD), de Fontainebleau, França.
Universidade empreendedora. Na palestra dos representantes da Plymouth University (PU), no Reino Unido, a universidade mostrou que também pode ser um empreendimento social. Simon Payne e Troy Heffernan apontaram a renovação da PU e a busca por acordos com outros países para intercâmbio de estudantes e de cultura.
Inovação, Empreendedorismo e Propriedade Intelectual. O investimento em inovação, especialmente dentro de universidades, foi um dos tópicos da palestra de Renee Bem-Israel, vice-presidente para Propriedade Intelectual do YissumCo-Israel. Renee apontou também as dificuldades da criação de propriedade intelectual por conta da relação Academia e Setor Privado.
Marketing para Startups de Alta Tecnologia. Entre as regras de ouro para o marketing de uma empresa, segundo Troy Heffernan da Plymouth University, são: conhecer seu cliente, conhecer seu mercado, entender as forças que vêm de fora do mercado.
Educação a Distância na Formação de Empreendedores. Christophe Perón, diretor de operações na América do Norte da CrossKnowledge, destacou que o ensino online traz mais rapidez e qualidade de aprendizado, além de ter acesso universal.
Nova abordagem na Criação de Produtos e Serviços Inovadores. O fundador do International Entrepreneurship Center (IEC) de Boston, Enio Pinto, definiu quatro pontos essenciais para um bom empreendedor: identificar o melhor cliente, a melhor transação, o melhor produto e serviço, e criar um modelo de negócio que se adéque a qualquer situação.
Modalidades Inovadoras de Financiamento para Novos Empreendimentos. A melhor maneira de financiar uma startup e a lei de CrowdfundingEquity, ainda não implementada nos Estados Unidos, mas que possibilita a venda de ações de startups diretamente para intermediários, sem passar pela Bolsa de Valores, foram assuntos discutidos na palestra de Amir Rezaee, do InstitutSupérieur de Gestion (ISG).
PBL como Estratégia para Formação de Empreendedores. O aprendizado baseado em problemas (PBL) pode ser uma estratégia para quem quer empreender, já que mantém atenção nos fatores externos e ajuda a definir melhor os projetos, segundo o chair de PBL da Unesco na Universidade Aalborg, na Dinamarca.
O fórum teve a promoção da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), com o apoio do jornal Gazeta do Povo, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), do Sistema Ocepar, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Endeavor, da Academyof Business in Society (EABIS), do InstitutSupérieur de Gestion (ISG) e da Rede de Administração Sustentável (AdmSus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário