quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Governo Economia verde deve apostar na internacionalização e investimento

 

O ministro do Ambiente, Ordenamento de Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, afirmou hoje que a economia verde é um 'metacluster' que deve apostar na internacionalização e criar condições para atrair investimento.
 
Jorge Moreira da Silva falava na reunião inaugural da Coligação para o Crescimento Verde, um 'cluster' da economia verde que engloba cerca de 70 entidades constituídas por representantes de cinco setores: associações, Organizações Não Governamentais (ONG) e fundações, associações empresariais e profissionais, Estado e Administração Pública, instituições do ensino superior e centros de investigação e desenvolvimento e setor bancário e financeiro.
PUB
O governante disse que o setor da economia verde traz "oportunidades muito elevadas" para Portugal, mas também "constrangimentos que importa superar com sentido reformista".
Nesta reunião, que contou com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, Jorge Moreira da Silva sublinhou que esta Coligação "tem por missão dinamizar" o 'cluster' da economia verde, o qual "deve ser internacionalizado" e "deve criar condições para atrair investimento".
Mais do que um 'cluster', a economia verde é um "metacluster" e esta Coligação poderá apoiar o setor e o Governo nas políticas sobre a matéria, disse.
O governante apontou as tendências de crescimento da economia verde, sublinhando que "dispõe de um ritmo de crescimento elevado", de 4% ao ano em termos globais.
Até 2030, o consumo de água irá crescer 30% e o de energia 45%, além de se esperar um aumento da procura de projetos de infraestruturas neste setor.
"O contexto internacional é favorável em função das políticas de combate às alterações climáticas e de acesso à energia", disse o ministro, lembrando que mais de mil milhões de cidadãos não têm acesso a eletricidade.
Para o ministro, Portugal poderá posicionar-se como "um 'player' muito relevante" nesta área.
A Coligação para o Crescimento Verde é uma espécie de órgão consultivo do Governo e a próxima reunião está agendada para a

Nenhum comentário:

Postar um comentário