quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Sociedade: Fundação Fé e Cooperação promove projeto de desenvolvimento sustentável

 

 

  A Fundação Fé e Cooperação (FEC) vai lançar o projeto ‘aTerra - Políticas Globais e Estratégias Locais para o Desenvolvimento Sustentável’, em parceria com a empresa municipal Ouremviva, a Associação Casa Velha e a organização não-governamental ‘Actuar’. O projeto ‘aTerra’, que vai ser apresentado na próxima quarta-feira, tem como objetivo “contribuir para uma maior interligação entre as políticas para o desenvolvimento sustentável e a realidade das pessoas e dos territórios, avaliando a especificidade das zonas rurais de minifúndio do nosso país (a partir do estudo caso do concelho de Ourém), em articulação com os movimentos e desafios globais de mudança para estilos de vida mais sustentáveis”, explica um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
“Hoje, sustentabilidade e as políticas verdes estão na ordem do dia, mas a distância entre medidas globais e a realidade dos territórios é, na maioria dos casos, muito grande, havendo um vazio entre decisores políticos e as comunidades que em primeira mão sentem o seu impacto” por isso “combater as desigualdades sociais e concretamente a exclusão das zonas rurais é uma tarefa urgente”, acrescenta a nota.
Os pequenos agricultores e os jovens são os dois grupos-alvo diretos sendo que este projeto pretende atuar de forma a resolver problemas que levam à “falta de sustentabilidade das zonas de minifúndio do centro de Portugal, à frágil cooperação entre atores locais e consequente falta de participação nas tomadas de decisão, à falta de integração de movimentos de transição na realidade do território” e atender à “necessidade de estilos de vida mais sustentáveis”.
O projeto ‘aTerra’ pretende envolver “juntas de freguesia, agricultores e produtores, organizações de produtores e comércio local, agrupamentos escolares, associações juvenis, meios de comunicação social, instituições de solidariedade social, instituições públicas do setor”, informa o comunicado da FEC.
Este projeto é financiado pelo Programa Cidadania Ativa / Mecanismo Financeiro do EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, e vai desenvolver-se ao longo de 2 anos, de fevereiro de 2014 a janeiro de 2016.
A apresentação pública do projeto ‘aTerra’ está marcada para a próxima quarta-feira no Auditório da Câmara Municipal de Ourém entre as 14h30 e as 16h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário