quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Cornélio Procópio começa campanha para tornar mais eficiente coleta seletiva

 


A Sanepar e a Prefeitura de Cornélio Procópio lançaram nesta quarta-feira (13) uma campanha educativa para tornar mais eficiente a coleta seletiva de resíduos sólidos na cidade. A campanha deverá sensibilizar a comunidade para que a população faça o descarte dos resíduos de forma adequada. A meta é melhorar a qualidade do material que chega à cooperativa de catadores e prolongar a vida útil do aterro sanitário.

Mais de 2.500 alunos da rede municipal de ensino devem assistir ao espetáculo “Heróis da Reciclagem” nesta etapa da campanha, que vai até 22 de agosto. A peça de teatro de fantoches mostra a importância da separação dos resíduos e o impacto na saúde e no meio ambiente quando o descarte ocorre de forma indiscriminada. A primeira apresentação ocorreu logo após a cerimônia de lançamento da campanha, reunindo cerca de 120 alunos na Escola Municipal Deputado Nilson Ribas.

A secretária de Educação do município, Leandra De Rosis, destacou a importância do aprendizado sobre a separação dos materiais recicláveis para a geração de renda para os catadores e a preservação ambiental. Ela convocou as crianças para que levem adiante a mensagem sobre o destino correto dos resíduos. “O teatro tem uma linguagem simples e acessível para que esta preocupação chegue à comunidade pelas crianças. Elas certamente irão cobrar dos pais para que tenham hábitos adequados e não desperdicem”, afirma.

Diagnóstico realizado pela Sanepar identificou o descarte de resíduos perigosos, como lâmpadas fluorescentes, baterias e pilhas, além de lixo comum, misturados ao que poderia ser reciclado. Segundo o gerente de Resíduos Sólidos da empresa, Domingos Budel, os principais prejudicados nessa situação são os catadores da associação. Ele afirma que também há falhas no acondicionamento dos materiais. Parte da população ainda não está atenta ao cronograma de coleta e deixa nas calçadas os sacos fora do dia marcado para a coleta específica. Os sacos são alvo de cachorros ou deteriorados pela ação do tempo. “Além de prejudicar a limpeza da cidade, existe uma implicação de saúde pública e de poluição ambiental envolvendo a questão”, diz.

A CAMPANHA – Os espetáculos dos Heróis da Reciclagem serão apresentados nas escolas Padre Antonio Lock, Gino Azzolini, Professor Anibal Campi, Professora Eunice Gatti Gomes, Acyr Ivo Carazzai e Alice Correa Diniz para os alunos destas unidades e aos que estudam nas escolas próximas. Durante a primeira etapa da campanha serão nove apresentações entre os dias 13 e 22 de agosto.

Os Heróis da Reciclagem são quatro personagens que representam os principais tipos de resíduos sólidos recicláveis: garrafa, sacola plástica, papel e lata de alumínio. Um quinto personagem é o monstro do desperdício, que representa todas as atitudes erradas na separação do lixo e no consumo exagerado. O teatro convida as crianças a integrarem a turma dos Heróis e ajudar a divulgar os hábitos adequados dos 3Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar - que se traduzem em consumir apenas o necessário, reduzindo o volume de resíduos gerados, reaproveitar de diferentes maneiras as embalagens e outros objetos e separar, acondicionar e destinar adequadamente os materiais que devem contribuir para a geração de renda dos catadores.

MULTIPLICADORES – Ana Júlia de Oliveira Cavelagna, 7 anos, aluna do 2.º ano do Ensino Fundamental, adorou o momento em que os Heróis da Reciclagem destroem o Mostro do Desperdício. Ela diz que na sua casa todos já sabem qual o destino correto para o lixo. A família faz a separação adequada e utiliza recipientes distintos para cada material. Ela resume dizendo que “tá tudo certinho”.

“A gente não desperdiça comida”, resume Otávio Augusto Spagolla Miller, 6 anos, aluno do 1.º ano. João Vitor Mendes Nagi, 5 anos, colega de sala de Otávio também entendeu a mensagem do teatro. “Eu gostei da garrafa (de vidro). Já sabia que não pode deixar lixo na rua”, afirma.

Além das crianças, a campanha prevê a formação de multiplicadores com agentes de endemias e agentes da saúde, além de supervisores das escolas municipais e da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Eles irão atuar junto à comunidade. O curso terá módulos teóricos e visitas técnicas ao aterro sanitário e à associação dos catadores. As primeiras turmas do curso terão início em setembro.

A Sanepar opera o aterro sanitário e é responsável pela coleta seletiva de Cornélio Procópio desde novembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário