quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Mais de 37 mil pneus são recolhidos para reciclagem em Aracaju

 

Garantir a correta destinação de resíduos sólidos como pneus é uma ação essencial para redução dos índices de infestação de dengue. Graças à parceria entre a Saúde de Aracaju, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Associação Nacional de Indústria de Pneumáticos (Anip), o Município conta com um serviço de coleta dos pneus que são encaminhados para a reciclagem. Para se ter ideia da eficácia da ação, de janeiro a julho de 2014 já foram recolhidos 37.034 pneus. O número corresponde a um aumento de 4,6% em relação ao mesmo período no ano de 2013, quando foram recolhidos 35.388 pneus.
A coordenadora do Programa de Controle da Dengue de Aracaju, Taíse Cavalcante, destaca que a coleta contribui para redução significativa de criadouros do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da doença. "Um único pneu acumulando água limpa e parada, abandonado nas ruas, em terrenos baldios ou em parques, não causa só problemas ambientais como representa riscos à saúde pública. O pneu oferece condições ideais de temperatura e sombra para que o Aedes aegypti deposite dezenas de ovos que em poucos dias se transformam em larvas e depois em mosquitos adultos", explica.
Taíse Cavalcante observa que, com a manutenção da coleta dos pneus, é cada vez mais raro os agentes de endemias encontrarem criadouros do mosquito nos locais de onde são recolhidos os pneus.
O serviço faz coleta em pontos estratégicos da capital, como borracharias, revendedoras de pneus e ferros-velhos. Eles são levados para um Ecoponto mantido pela Anip no bairro Santa Maria. Lá os pneus ficam armazenados da forma correta até serem enviados para a reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário