quarta-feira, 13 de agosto de 2014
Economia solidária: artesãos levam exposição a shopping
Os artesãos maceioenses que fazem parte do projeto Economia Solidária, da Secretaria do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária de Maceió (Semtabes), já podem se organizar para mais uma exposição no Shopping Parque Maceió. A conquista foi fruto de uma reunião entre a secretária Solange Jurema, a diretora de Economia Solidária da Semtabes, Michelli Larissa Nascimento, e o superintendente do shopping, Wilton Oliveira, realizada nessa segunda-feira (14).
De acordo com Michelli, o objetivo é fechar esta mesma parceria com outros shoppings e lugares de circulação de turistas para divulgar a produção do artesanato local e apoiar os artesãos no momento final do ciclo, que é a comercialização de seus produtos.
“Esta exposição no Shopping Parque Maceió já aconteceu outras vezes no ano passado e deu um bom resultado, então começamos por este shopping que, nesta primeira reunião, já fechou a parceria cedendo o espaço para exposição. Agora vamos nos articular com outros shoppings, aeroporto e rodoviária para fortalecer ainda mais a economia solidária em Maceió”, explicou a diretora. O período da exposição também já foi fechado. Os artesão ficarão de setembro deste ano até fevereiro de 2015, gratuitamente, expondo seus produtos no local.
“Já tive experiências muito boas com ações que valorizam o artesanato local e esta é mais uma oportunidade de dar visibilidade a isso. Os expositores, por sua vez, poderão criar peças voltadas para as datas especiais e ainda articular apresentações culturais para movimentar o local e atingir seu objetivo que é vender bem e divulgar seu trabalho”, destacou Wilton Oliveira, superintendente do Parque Shopping Maceió.
Entre as peças produzidas na Economia Solidária estão roupas, acessórios e produtos de cama, mesa e banho, em filé ou outros bordados, pinturas e luminárias. Serão beneficiados empreendimentos de Economia Solidária de Maceió dos mercados públicos do Artesanato e de Jaraguá, do Pontal da Barra e do Litoral Norte.
Para a secretária Solange Jurema, a ideia é valorizar a produção genuinamente artesanal e fomentar a Economia Solidária de Maceió. “O próximo passo é articular o apoio da Secretaria do Turismo e da Fundação de Ação Cultural para fortalecer, ainda mais, esta ação. Nossa intenção é fechar sempre novas parcerias para darmos a visibilidade ao trabalho dos artesãos da Economia Solidária”, disse.
Na última exposição, os artesãos garantiram 50% de aumento nas vendas e comercializaram 60% dos produtos expostos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário