quarta-feira, 15 de julho de 2015

Boa Vista, entre os dias 15 e 17 de julho, quando o Fórum Estadual de Desenvolvimento Sustentável

 
Depois de passar por Iracema, Rorainópolis e São João da Baliza, o Fórum de Desenvolvimento Sustentável – iniciativa do Governo do Estado para ouvir a sociedade na elaboração das diretrizes para o setor produtivo para os próximos quatro anos – chegou a Bonfim nesta terça-feira, dia 30.

O Programa Estadual de Geração de Empregos e Renda está sendo elaborado de forma participativa, com consulta à sociedade para viabilizar soluções que possam desenvolver o setor produtivo no estado, ouvindo representantes de associações, entidades e trabalhadores rurais, empresários, setor industrial, comércio e outros.

Esse trabalho teve início quando todos os órgãos do Governo, ligados ao setor produtivo fizeram um diagnóstico da realidade do setor no estado e, a partir desse diagnóstico, foi desenvolvido um projeto com ações para garantir o desenvolvimento. O próximo passo foi a Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento) começar a percorrer o Interior com equipes para fazer a validação e críticas e ampliar essa proposta.

“Para que essa discussão fosse o mais abrangente possível, foi ampliada para o Interior do estado, contemplando cinco municípios, por meio de Fóruns de Desenvolvimento Sustentável, com um dia de duração em cada localidade”, explicou o secretário estadual de Planejamento, Alexandre Henklein.

Segundo ele, o trabalho tem sido interessante, devido à intensa participação da sociedade e o comprometimento com o propósito do desafio de desenvolver o setor produtivo. “Precisamos unir esforços para superar obstáculos que estão impedindo esse desenvolvimento, por exemplo, o ZEE [Zoneamento Ecológico Econômico], licenciamento ambiental, acesso a mercados, dentre outros, de forma que possamos gerar o desenvolvimento que Roraima tanto necessita”, pontua o secretário.

Henklein destaca que, nesses primeiros encontros, alguns temas estão entre os mais explorados pelos participantes como sendo os maiores desafios a serem superados, dentre eles, melhoria das pontes e estradas vicinais. “Herdamos uma situação complexa, mas a governadora Suely Campos determinou prioridade nessa questão da infraestrutura e as ações já estão sendo realizadas”, pontua Henklein.

Outra questão que tem sido muito pontuada é a regularização fundiária, com indagações ao Iteraima (Instituto de Terras de Roraima) quanto ao esclarecimento das medidas que têm sido adotadas pelo Governo em relação à regulamentação da Lei de Terras, georreferenciamento do Programa Roraima Legal e a consolidação da transferência das terras da União para o Estado. “Estamos esclarecendo dúvidas, mas especialmente, olhando para o futuro, buscando as soluções para os próximos quatro anos”, comentou.

O encerramento será em Boa Vista, entre os dias 15 e 17 de julho, quando o Fórum Estadual de Desenvolvimento Sustentável será realizado, ainda com discussão do PPA (Plano Plurianual) relativo ao período de 2016 a 2019. “A expectativa é de que, ao fim dessas discussões, possamos consolidar o documento consistente para subsidiar nosso programa, com as diretrizes, projetos e metas para os próximos quatro anos”, pontua o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário