quarta-feira, 15 de julho de 2015

Desenvolvimento sustentável e integrado será discutido por prefeitos do Vale do PB

 



Prefeitos do Vale do Paraíba estarão reunidos na manhã desta quinta-feira (2), na cidade de Itabaiana, para discutir questões que promovam o desenvolvimento sustentável e integrado da região. O fortalecimento da economia local, através dos pequenos negócios, será um dos temas do evento, com apresentação do gerente do Sebrae em João Pessoa, Edilson Azevedo. Também serão discutidos outros temas, como eficiência energética, plano de resíduos sólidos e melhorias na educação.


O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada dos Municípios do Baixo Rio Paraíba (Cogiva), Melcíades José de Brito, ressaltou que vem trabalhando pelo desenvolvimento dos municípios da região. “Vamos promover discussões e articular a realização de projetos que tragam benefícios para o crescimento dessas cidades. Nesta quinta-feira (2), além de conhecermos os projetos do Sebrae para o desenvolvimento territorial, vamos discutir eficiência energética com o gerente de projetos da Energisa, Fabrício Medeiros, e o plano de resíduos sólidos, com o professor da UFPE, Édson Barros Filho”, disse.


O diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, destacou que a região do Vale do Rio Paraíba terá impactos positivos na geração da cadeia de serviços provocados pela vertente litorânea da transposição do rio São Francisco e pelos grandes empreendimentos instalados na divisa com Pernambuco. “O Sebrae pretende contribuir para o dinamismo econômico da região e a construção de um ambiente favorável para os pequenos negócios nesses municípios”, destacou.


Ele ainda acrescentou que outras potencialidades econômicas do agronegócio próprias da região, como a produção de camarão e tilápias, a bovinocultura, a apicultura, a horticultura, entre outras também deverão ser fortalecidas. “O Sebrae também irá atuar junto aos empresários da indústria, comércio e serviços da região. Teremos ações articuladas com as prefeituras e instituições parceiras, através do Cogiva”, completou o diretor do Sebrae.


Desenvolvimento territorial na Paraíba

O superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, acrescentou que as ações de fortalecimento da governança local, do capital social e das potencialidades regionais serão aplicadas em todo o Estado. “Estamos identificando, junto com os municípios, os pontos fortes e as vocações econômicas dos territórios de cada região do estado, para elaborarmos uma estratégia de desenvolvimento local que contribua para tornar essas regiões mais competitivas”, disse.


Além do Pacto de Desenvolvimento do Vale do Paraíba, que reúne doze municípios (Itabaiana, Juripiranga, Mogeiro, Itatuba, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, Ingá, Riachão de Bacamarte, Gurinhém, São Miguel de Taipu, Pilar e Caldas Brandão), também já está sendo articulado o Pacto do Vale do Piancó, que envolve 19 cidades do Sertão Paraibano. No próximo dia 23 de julho gestores públicos, empresários e instituições parceiras desta região estarão reunidos na cidade de Itaporanga para articular os trabalhos de desenvolvimento local.


O Sebrae Paraíba também vai desenvolver ações e trabalhar pelo fortalecimento das regiões do Cariri Oriental, Cariri Ocidental, Curimataú e Serra de Teixeira. Em todas essas regiões, além de trabalhar por um ambiente favorável aos pequenos negócios, o Sebrae irá promover a educação empreendedora, através de cursos e consultorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário