quarta-feira, 15 de julho de 2015

CNC debate indicadores para o desenvolvimento sustentável

 

 

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) participou do primeiro Encontro de Produtores de Informação, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 29 de junho e 1º de julho, no Rio de Janeiro, com o objetivo de avaliar os indicadores para o desenvolvimento sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O IBGE reuniu as principais instituições geradoras de pesquisas para pensar a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, como o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Instituto Nacional de Patentes e Inovação (INPI), Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) entre outros. A CNC participou da plenária que debateu o tema Padrões de produção e consumo sustentáveis, e foi representada pelos assessores Cristiane Soares, da Assessoria de Gestão das Representações (AGR/CNC) e Evandro Costa, da Divisão Econômica (DE/CNC).
Indicadores para a produção e o consumo sustentáveis
Segundo a assessora da CNC, os participantes do encontro concluíram unanimamente que a maior parte das propostas vindas da ONU não estavam adequadas ou eram de elevado grau de dificuldade para a aplicação no Brasil. Para Cristiane Soares, é preciso rever os indicadores relativos a produção sustentável e ao consumo sustentável e esclarecer esses conceitos para a devida aplicação dos indicadores. “Se o arcabouço conceitual não foi disponibilizado, identificar indicadores aplicáveis é uma tarefa ainda mais complexa e menos factível. Existem fronteiras não delimitadas entre o consumo sustentável e o consumo consciente. A indefinição de conceitos afeta diretamente o desempenho de indicadores, que devem estar isentos de subjetividades”, defendeu a assessora da CNC.
Outro ponto levantado por Cristiane foi que os indicadores referentes a produção não levam em conta os insumos necessários para a transformação de qualquer produto, o que está diretamente ligado a sustentabilidade, ou não, do processo produtivo. “Existem dois elementos essenciais na produção, os insumos e a força de trabalho. Os insumos podem ser divididos em matérias-primas, energia e recursos hídricos. Mas os indicadores propostos não abordam tais itens, sem os quais não é possível avaliar o comprometimento da produção com a sustentabilidade”, esclareceu Cristiane.
Ao final do Encontro de Produtores de Informação, a coordenadora da Pesquisa de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do IBGE, Denise Kronnenberg, propôs que fosse instituído um grupo de trabalho para refinar a proposta da ONU, que deverá seguir para uma nova rodada de negociações em Nova York (EUA), na segunda quinzena de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário