domingo, 6 de março de 2016

Cooperativas de MS produzem cinco mil bolsas para evento

Home >> Eventos >> Cooperativas de MS produzem cinco mil bolsas para evento
Publicada em 3 de março de 2016 às 13:27

 


Responsabilidade social e economia solidária. Estes dois temas, muitas vezes esquecidos na agenda das grandes empresas e instituições brasileiras, foram postos em prática pela organização do 12º Congresso Internacional da Rede Unida, que será realizado em Campo Grande, em fins de março.
Reunindo cerca de cinco mil participantes de todo o Brasil e de diversos países, o Congresso utilizará bolsas retornáveis confeccionadas por cooperativas de catadores de materiais recicláveis e cooperativas tecnológicas fomentadas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A ideia de incentivar as cooperativas ao invés de contratar uma empresa especializada em confecção de bolsas para grandes eventos surgiu do cerne da Rede Unida, entidade focada na formação em saúde e que tem na participação popular um de seus principais focos.
Três mil bolsas foram feitas por meio dos projetos da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PREAE) da UFMS, que trabalha com Cooperativa Tecnológica na incubação de projetos comunitários com o intuito de formação de pessoal e consultoria para a produção de renda através do trabalho profissional. Entre os grupos que participaram do projeto, está a Associação de Mulheres do Assentamento Juncal (Naviraí), as mães da Escola Especial Colibri e do projeto Construindo Sonhos, mulheres da Cooperativa de Produtores de Orgânicos e do Instituto de Desenvolvimento Evangélico (IDE). As demais 2 mil bolsas foram confeccionadas por quatro cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Campo Grande: Cata/MS, Novo Horizonte, Coopermaras e Associação Atimara.
Para cumprir a missão, as cooperadas receberam o apoio técnico da consultora de design, Isabel Muxfeldp. “Fizemos 33 mil flores com saco de laranja, que é material reutilizável e eu criei o desenho do Ypê em todas elas, que é um símbolo de Campo Grande”, explica.
A coordenadora do 12º Congresso Internacional da Rede Unida, Vera Lúcia Kodjaglanian, destacou a experiência. “Foi maravilhosa. O envolvimento destas mulheres, sua dedicação ao projeto, são fundamentais para o sucesso do Congresso e o fortalecimento de seu caráter inclusivo. As mulheres que integram estas cooperativas nunca haviam trabalhado com confecção, aprenderam uma nova profissão”, afirma.
Congresso
Sob o tema central “Diferença sim, desigualdade não: Pluralidade na invenção da vida”, Campo Grande sedia, entre os dias 21 e 24 de março, o 12º Congresso Internacional da Rede Unida. O evento reunirá na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) cerca de cinco mil representantes de movimentos sociais, profissionais, pesquisadores, estudantes, professores e gestores das áreas da saúde e da educação em saúde, do Brasil e do exterior.
Segundo o Coordenador Nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, o objetivo principal do Congresso é fomentar o debate sobre temas focais da saúde e da educação em saúde. “Para isso, vamos tratar da pluralidade da construção dos processos críticos-reflexivos no agir, no ensinar, no aprender e no produzir a saúde, que emergem como necessidades elementares para o fortalecimento do SUS e da Sociedade”.
A programação do evento está dividida em quatro grandes eixos: Trabalho na Saúde, Educação na Saúde, Gestão na Saúde e Participação na Saúde. Para debater estes temas o Congresso realizará 191 rodas de conversa e 68 távolas (mesas de debate) que se debruçarão sobre os cerca de 3 mil trabalhos inscritos e relatos de experiências na área da saúde e da educação na saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário