domingo, 6 de março de 2016

Itaipu reforça parcerias com cooperativas e empresas no Programa Oeste em Desenvolvimento

 


A Itaipu Binacional, uma das âncoras do Programa Oeste em Desenvolvimento, deu início a uma série de visitas a cooperativas e outras empresas e entidades regionais que integram a iniciativa. A rodada faz parte de uma estratégia de consolidação do programa, iniciado há pouco mais de um ano e meio com a proposta de criar uma unidade representativa para defender os interesses da região. O agronegócio é uma das principais fontes de renda do Oeste paranaense.
A comitiva é integrada por três representantes de Itaipu: o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek; o superintendente de Energias Renováveis, Herlon Goelzer de Almeida; e o coordenador do programa por Itaipu, Jaime Nascimento. Também integraram o grupo, nessa etapa, o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Juan Carlos Sotuyo e Jonhey Nazario Lucizani, representante da Fundação PTI no programa. O roteiro teve início na segunda-feira, 29, e prossegue até sexta-feira, 4.
Dez das principais cooperativas agropecuárias da região, muitas delas as mais representativas do Brasil, fazem parte do Programa Oeste em Desenvolvimento. Juntas, elas representam 48% do Produto Interno Bruto (PIB) do cooperativismo paranaense e 50% dos postos de trabalho regional.
A rodada é também uma retribuição à visita dos dirigentes das cooperativas, que estiveram no ano passado em Itaipu. Segundo Jorge Samek, com essas visitas “o que se pretende é estimular o diálogo e promover uma maior aproximação institucional da binacional e da Fundação PTI com os agentes econômicos da região”. E completou: “O que buscamos é fortalecer o desenvolvimento econômico local, com a geração de trabalho e renda no Oeste do Paraná”.
Segundo Samek, andar pela região e conversar com esses atores (os parceiros do Programa) é estimulante. “Pelo otimismo que vemos e ouvimos do empresariado sobre faturamento e planos de investimentos futuros, não consigo perceber crise na região.” Três das empresas visitadas tiveram crescimento significativo. A Cooperativa Lar teve um salto de 31%; a Copacol, de 19%; e a Frimesa, de 13%.
Para Jaime Nascimento, “essa aproximação com as cooperativas facilita o andamento do programa e faz entender melhor a visão de cada uma dessas instituições sobre a importância delas no desenvolvimento econômico regional e o papel de Itaipu nessa articulação”.
Herlon reforça que essas rodadas ajudam a ouvir mais de perto a expectativa dessas entidades e empresas em relação às parcerias com a Itaipu, seja no campo das energias renováveis ou em outras áreas de atuação. Só para se ter um exemplo, com a Frimesa e a Copacol, visitadas na segunda e terça-feiras, 29 de fevereiro e 1º de março, respectivamente, já foi possível formatar uma parceria futura com a criação de unidades de demonstração de biogás e energia solar.
O acordo integraria ainda o Sebrae e o Centro Internacional de Biogás (CIBiogás) instalado no PTI, dentro da usina de Itaipu. O Centro é formado por 16 instituições que desenvolvem e/ou apoiam projetos relacionados às energias renováveis.
Visitas
O roteiro começou na segunda-feira, com uma visita à cooperativa Frimesa, em Medianeira, onde os integrantes foram recebidos pelos empresários Valter Vanzella e Elias Zydek. A visita prosseguiu na Cooperativa Lar, com recepção feita pelo presidente Irineo Rodrigues e depois na fazenda Star Milk, em Céu Azul, onde a comitiva foi recebida pelo proprietário Ibrahim Fayad.
Na terça-feira, foram visitadas a Copacol, em Cafelândia – com recepção pelo presidente Valter Pitol -, a Fiasul, em Toledo (recepção por Rainer Zielasko e Augusto Sperotto) e a Lactobom, onde os integrantes foram atendidos por Jandir Bombardelli.
Nesta quinta-feira (3), a comitiva irá até a Emater, em Cascavel. Ainda no município, a agenda inclui uma reunião com o G-8 Cascavel, um grupo formado por oito entidades representativas da cidade (Acic, Amic, CDL, OAB, Sindilojas, Sociedade Rural do Oeste, Sindicato Rural e Sinduscon Oeste). O G-8 desempenha um papel importante de liderança e mobilização para o desenvolvimento de Cascavel. Na sequência, o grupo visita acooperativa C. Vale, em Palotina. Na sexta-feira, 4, será visitada a Prati-Donaduzzi Medicamentos, em Toledo. O final do roteiro prevê uma visita à Unioeste, em Cascavel.
Programa
Lançado em agosto de 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento reúne mais de 40 instituições, entre elas Itaipu, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Sebrae-PR, Ocepar, Caciopar, Amop, Emater e Fiep. O programa abrange 54 municípios e uma população estimada de 1,3 milhão de habitantes. Um dos pilares do trabalho é promover o desenvolvimento integrado, fortalecendo o mercado regional e melhorando a infraestrutura de produção e escoamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário